Siga o OTD

Judô

Marcelo Fronckowiaki leva prata em dia de 3 medalhas em Zagreb

Marcelo Fronckowiaki, Giovanna Santos e Lucas Lima garantiram mais três medalhas para o Brasil no Grand Prix de Zagreb de judô

Marcelo Fronckowiaki no Grand Prix de Zagreb de judô
(Foto: Emanuele di Feliciantonio/IJF)

O Brasil fechou o Grand Prix de Zagreb de judô com cinco medalhas. As três últimas saíram neste domingo (15). Marcelo Fronckowiaki foi o único finalista do dia e terminou como vice-campeão na categoria até 90kg. No peso pesado, Lucas Lima (+100kg) e Giovanna Santos (+78kg) garantiram a medalha de bronze.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Marcelo Fronckowiaki ganhou do sérvio Islam Sogenov por ippon nas oitavas de final da 90kg. Em seguida, ele passou para a semifinal, após forçar três shidos do austríaco Thomas Scharfetter na fase seguinte. Com um waza-ari em cima de Lee Sunghoo, Marcelo avançou para a final. Na disputa do título, Marcelo Fronckowiaki começou com intensidade. Em um contragolpe do brasileiro, o húngaro Peter Safrany chegou a cair de costas no chão, mas após uma revisão no vídeo, a arbitragem não deu o ippon. Nos segundos finais da luta, Safrany conseguiu imobilizar o adversário para ganhar a luta.

Disputas de bronze

Giovanna Santos foi a única representante do Brasil no feminino neste domingo que chegou no bloco final. na categoria até 78kg. Nas oitavas de final, ela conseguiu um waza-ari para derrotar a francesa Anne Bairo. Em seguida, nas quartas de final, Giovanna ganhou por ippon da croata Tina Radic. Mas, na semifinal, ela perdeu nas punições para a israelense Yuli Mishiner. Giovanna Santos conseguiu chegar na disputa do bronze onde foi dominante contra a austríaca Maria Hoellwart. A atleta da Áustria levou três shidos, para garantir a vitória da brasileira.

Lucas Lima começou a competição com um ippon sobre o holandês Jur Spijkers na categoria acima de 100kg e repetiu a pontuação máxima nas quartas de final contra Evgeny Shmachilin, de Israel. Mas o brasileiro perdeu para o polonês Grzegorz Teresinski, após o adversário conseguir dois waza-aris para fechar a luta. Na disputa do bronze, Lucas Lima enfrentou Jelle Snippe, da Holanda. O holandês conseguiu uma imobilização e teria vencido a luta por ippon. Mas no começo do lance, Snippe mergulho de cabeça no tatame, o que é considerado uma irregularidade. Assim, ele foi desqualificado e Lucas ficou com a medalha.

Longe do pódio

Outros quatro brasileiros lutaram neste domingo no Grand Prix de Zagreb, mas perderam nas primeiras rodadas. Na categoria até 90kg, Gustavo Assis venceu na primeira rodada, ao conseguir dois waza-aris contra o croata Ivan Brnada. Mas ele perdeu na luta seguinte, por waza-ari, para o azeri Vugar Talibov. Thiago Palmini, da categoria acima de 100kg, ganhou na estreia ao forçar três punições do polonês Patryk Broniec. Mas ele foi eliminado nas oitavas de final, após tomar dois golpes para waza-ari do holandês Jelle Snippe.

Eliza Ramos perdeu nas oitavas de final da categoria até 78kg para a holandesa Lieke Derks por ippon. Já na disputa acima de 78kg, Katia Alves foi superada na estreia pela italiana Erica Simonetti por waza-ari.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Judô