Siga o OTD

Judô

Rafael Macedo conquista ouro no Grand Prix de Tbilisi

Foto: Divulgação / IJF

O ouro de Rafael Macedo foi o primeiro do Brasil na categoria até 90kg em um Grand Prix de judô desde 2011, com Tiago Camilo

O brasileiro Rafael Macedo conquistou uma medalha de ouro para o Brasil neste domingo (1º). Ele encerrou a participação brasileira na competição. A seleção deixa a Geórgia com três medalhas, sendo uma ouro, uma de prata e uma de bronze.

“Estou muito feliz por essa medalha de ouro. É uma medalha importante para eu ganhar mais pontos no ranking e conquistar minhas vagas para as próximas competições. Agradeço pela torcida e por todo apoio”, comemorou Rafael.

Esta foi a primeira vez que o Brasil conquistou um ouro em um Grand Prix desta categoria desde Tiago Camilo em 2011. Em Grand Slams, o último ouro foi com Hugo Pessanha em 2010.

Na categoria até 90kg, Rafael estreou já nas oitavas de final. Ele venceu o iraniano Vahid Nouri ao conseguir um wazari a dois minutos do fim da luta. Apesar dos ataques do adversário, ele conseguiu se defender bem e garantiu o triunfo.

 

Em seguida, Rafael enfrentou o francês Ibrahim Keita. O brasileiro sofreu uma punição logo no início da luta, mas quando o relógio apontava um minuto para o final, conseguiu aproveitar uma falha do adversário para encerrar o confronto com um ippon.

Nas semifinais, Macedo venceu o grego Theodoros Tselidis. O judoca brasileiro sofreu uma punição, mas avançava nos ataques para tentar um wazari. Por fim, a 43 segundos do final, Rafael conseguiu imobilizar o adversário e garantiu um ippon.

 

Na final, ele enfrentou o georgiano Giorgi Papunashvili. O brasileiro sofreu uma punição e havia conseguido um wazari, mas o ponto foi anulado. A luta foi para o golden score, que durou 1min32s. No golpe final, Rafael conseguiu imobilizar o adversário e garantir a medalha de ouro.

Brasileiros na competição

Ainda nos 90kg, o brasileiro Gustavo Assis conseguiu chegar às oitavas de final após vencer Quedjau Nhabali, da Ucrânia. O ucraniano e o brasileiro sofreram uma punição cada, até que Assis conseguiu um wazari nos últimos segundos e garantiu o triunfo.

No entanto, na segunda rodada, o brasileiro não conseguiu vencer o georgiano Giorgi Papunashvili, medalhista de prata no evento. Papunashvili sofreu uma punição e Assis garantiu um wazari, mas o brasileiro sofreu um ippon.

Na categoria até 100kg, Leonardo Gonçalves avançou direto pela primeira fase. Nas oitavas de final, ele perdeu para Onize Saneblidze, da Geórgia. No golden score, Gonçalves sofreu um ippon e foi derrotado.

Por fim, na categoria acima de 100kg, Jonas Inocêncio conseguiu avançar até a repescagem. O brasileiro venceu o polonês Maciej Sarnacki nas oitavas de final. Ele conseguiu um wazari e sofreu duas punições para vencer no tempo regular.

Nas quartas, Jonas foi derrotado por Onise Bughadze, da Geórgia. O brasileiro sofreu três punições na partida e perdeu automaticamente.

Por fim, na repescagem, o brasileiro foi derrotado pelo francês Hamza Ouchani. A luta foi para o golden score, empatada com uma punição para cada. O judoca francês, após 1min43s, conseguiu um ippon e venceu o brasileiro.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Judô