Siga o OTD

Judô

Bia Souza para na repescagem e fica fora do pódio em Tbilisi

No terceiro dia do Grand Slam de Tbilisi, a judoca brasileira foi eliminada pela italiana Asya Tavano e não avançou para a disputa do bronze na categoria acima de 78kg.

Beatriz Souza lutando nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
(Wander Roberto/COB)

No terceiro e último dia de disputa do Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia, a brasileira Bia Souza caiu na fase de repescagem e, assim, não conseguiu avançar para disputa pela medalha de bronze da categoria acima de 78kg. Após o fim da competição, o Brasil encerrou sua participação com dois pódios conquistados.

Na sua campanha, Beatriz abriu o campeonato com uma vitória sobre Adiyasuren Amarsaikhan, da Mongólia, pelo excesso de punições da adversária. Depois, ela seguiu para as oitavas de final, onde bateu a tunisiana Sarra Mzougui, medalhista de prata nos Jogos Africanos de 2023. No entanto, as derrotas de Bia apareceram logo na etapa seguinte, a partir das quartas, quando enfrentou a japonesa Akira Sone. Atual campeã olímpica e mundial, ela não deu chances à brasileira e venceu a luta por dois waza-aris. Por fim, no confronto derradeiro por uma vaga na disputa do bronze, Bia Souza caiu para a italiana Asya Tavano.

Entre os homens, todos os últimos quatro judocas do Brasil acabaram eliminados logo no primeiro combate. Na categoria até 100kg, Leonardo Gonçalves parou diante do uzbeque Rustam Shorakhmatov, que venceu por ippon. Na mesma chave, Rafael Buzacarini encarou o japonês  Kotaro Ueoka e também se despediu precocemente do torneio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Do mesmo modo, na disputa do até 90kg, Marcelo Gomes excedeu o número máximo de punições e foi outro atleta que caiu na primeira rodada, contra o sul-coreano Lee Sung-ho. Por fim, na categoria mais pesada (+100kg), Rafael Silva, o Baby, foi superado pelo ucraniano Yevheniy Balyevskyy. Depois do dia sem pódios, o Brasil finalizou o Grand Slam de Tbilisi com duas medalha de bronze, conquistadas por Rafaela Silva (57kg) e Willian Lima (66kg).

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Judô