Siga o OTD

Judô

Nauana Silva fica em 7º lugar no Grand Slam de Paris

Nauana Silva, de 20 anos, venceu três lutas, perdeu nas quartas de final e na repescagem para ser sétima colocada

Nauana Silva projeta adversária no Grand Slam de Paris de judô
(Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IJF)

Assim como aconteceu no primeiro dia, o Brasil ficou no quase por uma medalha no Grand Slam de Paris de judô, neste sábado (03). Nauana Silva, de 20 anos, fez uma campanha de três vitórias na categoria até 63kg, mas acabou derrotada nas quartas de final e na repescagem. Assim, terminou em sétimo lugar. Ellen Froner (70kg), Luana Carvalho (70kg), Gabriel Falcão (73kg), Vinicius Ardina (73kg) e Guilherme Schimidt (81kg) chegaram nas oitavas de final.

Competindo em um Grand Slam pela segunda vez na carreira, Nauana Silva iniciou sua trajetória em Paris vencendo a mongol Enkh-Orgil Tsegmid, por ippon. Em seguida, derrotou a italiana Agnese Zucco e a mexicana Prisca Alcaraz por waza-ari. Já nas quartas de final, ela acabou derrotada pela japonesa Kirari Yamaguchi, por ippon, e teve que ir para a repescagem. Por lá, encarou a britânica Lucy Renshall e perdeu por imobilização, terminando em sétimo lugar.

Esta é a segunda vez que Nauana Silva disputa um Grand Slam de judô. Natural de Votuporanga, no interior de São Paulo, ela tem 20 anos de idade e atualmente treina no Esporte Clube Pinheiros. A atleta competiu pela primeira vez em um evento do tipo, que distribui 1.000 pontos no ranking olímpico, em Abu Dhabi, em outubro do ano passado. Na ocasião, terminou em quinto lugar. Ou seja, ela chegou nas quartas de final nas duas oportunidades.

Antes de Paris, Nauana Silva estava na 44ª colocação do ranking mundial da categoria até 63kg. Com a campanha em solo francês, ela ganhou 260 pontos e deve dar um salto na próxima atualização, indo para o 37º lugar. No entanto, ainda estaria fora da zona de classificação olímpica. Hoje, Ketleyn Quadros é quem tem a última vaga da categoria, em 21º lugar. Em Paris, Ketleyn perdeu em sua estreia para a eslovena Andreja Leski.

Brasileiros param nas oitavas de final

Os outros cinco brasileiros que competiram no dia em Paris caíram nas oitavas de final. Pelo peso meio-médio masculino (até 81kg), Guilherme Schimidt ficou de bye na primeira rodada por ser cabeça de chave – ele é o quarto colocado do ranking mundial – e estreou na segunda rodada com vitória diante do uzbeque Muso Sobirov, de virada, por ippon. Em seguida, porém, perdeu para o russo Timur Arbuzov, por waza-ari.

Pelo peso leve masculino (até 73kg), Gabriel Falcão venceu o francês Guillaume Chaine (waza-ari) e o saudita Abdullah Hamad (ippon) antes de cair diante do georgiano Giorgi Chikhelidze (ippon). Falcão chegou a ter um waza-ari de frente, mas tomou a virada contra Chikhelidze. Já Vinicius Ardina passou pelo macaense Haozheng Chen (ippon) e o moldávio Petru Pelivan (ippon), oitavo colocado do ranking mundial, e caiu diante do kosovar Dardan Cena (shidôs).

Entre as mulheres, Ellen Froner (70kg) estreou na segunda rodada, com vitória diante da britânica Kelly Pollard por ippon. Em seguida, pelas oitavas de final, caiu para a alemã Giovanna Scoccimarro, por ippon. No ano passado, Ellen havia sido medalhista de bronze no Grand Slam de Paris. Ainda nesta categoria, Luana Carvalho (70kg) também venceu uma luta, contra a francesa Florine Soula (waza-ari), e caiu na sequência para a japonesa-espanhola Ai Tsunoda (ippon).

Sequência em Paris

O Grand Slam de Paris de judô segue neste domingo (04), com mais cinco brasileiros em ação: Karol Gimenes (78kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg). As eliminatórias começam às 05h, enquanto as finais estão programadas para acontecer às 13h, sempre no horário de Brasília.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô