Siga o OTD

Judô

Brasileiros caem cedo no segundo dia do Grand Prix de Portugal

Sete brasileiros competiram neste sábado em Odivelas, mas nenhum deles superou a barreira da segunda rodada

Luana Carvalho concentrada antes da disputa do Grand Prix de Portugal de judô
Luana Carvalho (Foto: Wander Roberto/COB)

Depois de uma medalha de prata com Michel Augusto, o judô brasileiro não teve um bom desempenho no segundo dia do Grand Prix de Portugal de judô, em Odivelas, neste sábado (27). Sete brasileiros entraram em ação no dia, mas nenhum deles passou da segunda rodada. Foram apenas duas vitórias (uma por W.O) e cinco eliminações na estreia.

Quem venceu uma luta foi Nauana Silva (63kg), que derrotou a alemã Agatha Schmidt ao forçar três punições à adversária. Em seguida, acabou derrotada pela austríaca Lubjana Piovesana, sofendo um ippon em um minuto de luta. Pela mesma categoria, Gabriella Mantena (63kg) ficou de bye na primeira rodada e perdeu na estreia para a italiana Savita Russo, por waza-ari.

Outro que chegou até a segunda rodada foi Vinicius Ardina (73kg), que passou pelo islandês Kjartan Hreidarsson por W.O. Pela segunda rodada, ele sofreu waza-ari seguido de ippon do israelense Tohar Butbul e foi eliminado. Pela mesma categoria, Gabriel Falcão (73kg) perdeu para o russo Daniil Lavrentev, por ippon, ainda na estreia.

João Macedo (81kg) também perdeu na primeira rodada. Ele chegou a ter um waza-ri de vantagem contra o ucraniano Mykhailo Svidrak, mas sofreu a virada nos 15 segundos finais. Luana Carvalho (70kg) caiu diante da italiana Irene Pedrotti na estreia, assim como Ellen Froner (70kg) – que retorna de lesão -, diante da suíça Alina Lengweiler.

Primeira competição do ano

O Grand Prix de Portugal é a primeira competição do circuito internacional de judô do ano para os atletas brasileiros. Até agora, 14 judocas já entraram em ação e somente um deles conseguiu chegar até a disputa de medalhas: o estreante Michel Augusto, de 19 anos, que obteve a medalha de prata na categoria até 60kg. Todos os demais não passaram das oitavas de final.

Mais sete brasileiros competirão neste domingo (28), no encerramento da competição. Serão eles: Karol Gimenes (78kg), Giovanna Santos (+78kg), Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva (+100kg) e João Cesarino (+100kg). As eliminatórias terão início às 5h, enquanto o bloco das finais ocorrerá às 14h, sempre no horário de Brasília.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô