Siga o OTD

Judô

Minas é campeão do Grand Prix Nacional de judô

Em final decidida no desempate, Minas vence Pinheiros por 4 a 3 e leva a medalha de ouro no Grand Prix Nacional

Shirlen Nascimento, do Minas, projeta Larissa Pimenta, do Pinheiros, no Grand Prix Nacional de judô
(Foto: Hedgard Moraes/MTC)

As melhores equipes do judô brasileiro entraram em ação neste sábado (16) em Belo Horizonte para a disputa do Grand Prix Nacional. A disputa por equipes marcou o fim do Campeonato Brasileiro Interclubes da modalidade, com o título ficando com o Minas. O clube mineiro venceu o Pinheiros na final por 4 a 3 para garantir a medalha de ouro. Sogipa e Instituro Reação completaram o pódio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No caminho até a final, o Pinheiros passou pelo Grêmio Náutico União nas quartas de final e pelo Instituto Reação na semifinal, vencendo os dois confrontos por 4 a 0. Já o Minas venceu o Paineiras e a Sogipa por 4 a 0 e a Sogipa para chegar na decisão do Grand Prix Nacional. Nas disputas pelo bronze, o Reação venceu o Paineiras por 4 a 0, enquanto a Sogipa ganhou do Paulistano pelo mesmo placar.

Como foi a final

Na primeira luta da final, Shirlen Nascimento venceu Larissa Pimenta na disputa de até 57kg. O duelo foi para o golden score, com Shirlen abrindo o placar para o Minas após Larissa receber três shidos. Em seguida, na -73kg masculina, Julio Koda venceu William Lima com um waza-ari logo nos primeiros segundos da luta. Assim, o Minas abriu 2 a 0 no placar da final.

O Pinheiros conseguiu o empate. O primeiro ponto da equipe paulista veio no duelo da categoria -70kg feminino, com Elvismar Rodriguez conseguindo um imobilizar Sarah Nascimento. Em seguida, na -90kg masculina, Giovani Ferreira venceu Matheus Oliveira por waza-ari para deixar a final em igualdade antes dos duelos do pesado.

Na +70kg, Karol Gimenes e Milena Silva fizeram um duelo muito equilibrado, com o combate indo ao golden score. Karol recebeu a terceira punição e Milena venceu o combate, colocando o Minas em vantagem antes da última luta regular. Mas no combate acima de 100kg do masculino, Raael Buzacarini venceu Eduardo Silva por waza-ari, empatando mais uma vez a final do Grand Prix Nacional.

Com o placar em 3 a 3, a final foi para a luta desempate, com a categoria acima de 70kg feminina sorteada para a definição da medalha de ouro. Novamente, Milena Silva venceu Karol Gimenes nas punições para decretar a vitória do Minas por 4 a 3.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Judô