Siga o OTD

Judô

Leo Gonçalves e Rafa Buzacarini têm campanhas idênticas

Com resultado no Grand Slam de Tóquio, Leo segue em vantagem na corrida olímpica. Ketleyn Quadros recupera provisoriamente vaga direta

Leo Gonçalves nos jogos pan-americanos de santiago. No GRand Slam de Tóquio ele chegou às oitavas e segue firme na corrida olímpica contra Rafael Buzacarini nos 100kg. Rafael Silva e Ketleyn Quadros também buscam vaga
Leo Gonçalves (Foto: Wander Roberto/COB - Santiago-2023)

Longe da briga por medalhas, muitos brasileiros entraram no Grand Slam de Tóquio com objetivo de fortalecer suas campanhas rumo aos Jogos Olímpicos de Paris. Neste domingo (3), Leonardo Gonçalves e Rafael Buzacarini fizeram campanhas idênticas dentre os 100kg, o que mantem a distância de Leo sobre o seu companheiro na corrida olímpica. Na acima de 100kg, Rafael Silva, o Baby, dono de duas medalhas olímpicas caiu nas oitavas e permanece longe dos cabeças de chave. A primeira medalhista olímpica do judô feminino, Ketleyn Quadros persegue sua terceira Olimpíada e voltou à zona de classificação direta da 63kg. E finalmente Michel Augusto caiu na estreia e vê Matheus Takaki cada vez mais longe nos 60kg.

+ Mayra Aguiar quebra jejum de 37 anos e é campeã em Tóquio
+ Larissa Pimenta perde bronze e vê top8 se distanciar na corrida olímpica
+ Com chances perdidas, Willian Lima é sétimo no Grand Slam de Tóquio

O Brasil chegou ao Grand Slam de Tóquio com 13 vagas. Delas 11 eram vagas diretas, sete no masculino e quatro no feminino, com a 63kg ocupando a vaga continental. Já a 13ª vaga era pelos 70kg Luana Carvalho ocupava uma das vagas realocadas. Portanto, a única categoria em que o país não estava obtendo uma vaga era a 48kg. Nas três categorias, judocas brasileiras estão com pontuação próxima das últimas vagas diretas.

Porém, durante o Grand Slam de Tóquio, Luana Carvalho foi ultrapassada e provavelmente perdendo a vaga realocada. Com a vitória e classificação para as oitavas Ketleyn Quadros assume provioriamente a última vaga direta nos 63kg, liberando assim a conta continental para Luana. A expectativa para a próxima atualização do ranking é ver se Natasha Ferreira, dos 48kg, estaira hoje com uma das vagas realocadas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Leonardo Gonçalves e Rafael Buzacarini caem nas oitavas do Grand Slam de Tóquio

Até a pouco tempo atrás, Leonardo Gonçalves e Rafael Buzacarini brigavam ponto a ponto no ranking olímpico. Porém, com o bronze no Grand Prix da Áustria e mais recentemente o título no aberto da oceania de Perth sobre Buzacarini, Leonardo se distanciou do rival. Rafael foi o representante do Brasil em Tóquio-2020.

Leonardo Gonçalves é o atual 16 do mundo, enquanto Rafael Buzacarini é o 19, e Leo entrou como o nono melhor ranqueado, não conseguindo a condição de cabeça de chave, que lhe daria assim uma chave melhor.

Leonardo Gonçalves aplicou dois waza-aris no búlgaro Boris Georgiev, na estreia, enquanto Rafael Buzacarini venceu o tajique Emomrizo Anvarzoda com um Ippon. Na segunda rodada, foi a vez de Leo ganhar com ippon, contra o polonês Piotr Kuczera. Por outro lado, Rafael passou pelo romeno Eduard Serban com um waza-ari.

Enfim, nas oitavas de final os dois caíram. Enquanto Leo perdeu para o azeri Zelym Kotsoiev, vice-líder do ranking e cabeça 1, com um waza-ari, Buzacarini, o “Bolo”  levou um Ippon do neerlandês Michael Korrel, terceiro colocado do ranking mundial da FIJ e segundo favorito para o torneio.

Apesar de estarem próximos no ranking mundial que leva em consideração os últimos 24 meses, Leo Gonçalves está na frente na corrida olímpica. Ele entrou como sétimo colocado com 2920 e chega aos 3080, e caiu para oitavo lugar com o título do russo Matvey Kanikovskiy. Mas como ele já tem seis torneios valendo 100% para o ranking é difícil que mantenha a posição de cabeça de chave que hoje ocuparia em Paris-2024.

Já Buzacarini sobe uma posição e estará com 2244, mas cada vez mais longe do compatriota.

Com erro da adversária, Ketleyn Quadros vence e entra na zona direta de classificação olímpica

Cabeça 8 na 63kg Ketleyn Quadros estreou direto na segunda rodada e passou pela russa Dali Liluashvili, competindo sob bandeira neutra. Em seguida ela perdeu para a japonesa Takaki Mizuki por dois waza-aris e se despediu nas oitavas de final.

A vitória na estreia pode ser importante nas pretenções olímpicas não só de Ketleyn mas como da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) como um todo. A brasileira tem um lugar importante na história olímpica brasileira. Afinal, não só foi a primeira mulher a conquistar uma medalha olímpica em esportes individuais em Pequim-2008, mas também foi porta-bandeira de Tóquio-2020 ao lado de Bruninho, chegou ao Grand Slam de Tóquio como 22ª colocada, fora da zona de classificação direta por apenas 45 pontos e portanto com uma vaga pela cota continental.

Com os 160 pontos, ela passa para 1903 e teria hoje a última vaga direta, 43 pontos a frente da espanhola Sarai Padilla. Além de Ketleyn, outras duas categorias estão na beira da vaga. Luana Carvalho, com 1402, estava com vaga de realocação nos 70kg – mas certamente será ultrapassada depois do Grand Slam de Tóquio -, e Natasha Ferreira, com 1344 pontos, está muito próxima da vaga nos 48kg também. Com a subida de ranking de Ketleyn, Luana provisoriamente recuperaria a vaga que foi perdida na atualização de ontem.

Baby cai nas oitavas e deve estar solto na chave de Paris-2024

Rafael Silva, na categoria acima de 100kg, estreou direto na segunda rodada e forçou o esloveno Vito Dragic a levar três shidos. Finalmente, o peso pesado brasileiro caiu diante do japonês Fujimoto Io, em um waza-ari alcançado no golden score.

O resultado deixa Baby um pouco mais tranquilo na corrida olímpica, mas deixa o medalhista de bronze no último mundial cada vez mais longe de entrar como cabeça de chave.

Michel Augusto cai na estreia do Grand Slam de Tóquio

A única derrota na estreia veio por Michel Augusto, que participou do Grand Slam de Tóquio pela cota juvenil da Confederação Brasileira de Judô. Ele chegou a fazer uma boa luta, mas caiu diante de Yeldos Smetov, do Cazaquistão por um waza-ari. Michel é apenas 33º na corrida olímpica, mas a boa notícia para o Brasil veio que os principais adversários de Matheus Takaki não foram muito bem e o brasileiro, 21º após o vice no Grand Slam de Abu Dhabi, não será ultrapassado.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Judô