Siga o OTD

Judô

Brasileiros não passam das oitavas no segundo dia em Baku

Dos quatro brasileiros que entraram em ação, somente Luana e Tamires venceram uma luta no Grand Slam de Baku

Luana Carvalho sendo projetada no Grand Slam de judô de Baku; Tamires Crude
(Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF)

Assim como aconteceu no primeiro dia, os brasileiros não tiveram trajetórias longas no Grand Slam de judô de Baku, no Azerbaijão, neste sábado (23). Tamires Crude (63kg) e Luana Carvalho (70kg) caíram nas oitavas de final, enquanto Ketleyn Quadros (63kg) e João Pedro Macedo (81kg) perderam na estreia.

Luana Carvalho conquistou uma das duas vitórias brasileiras no dia. Atualmente na 26ª colocação do ranking mundial da categoria até 70kg, ela passou pela dinamarquesa Laerke Olsen (42ª), por ippon, em sua estreia. Em seguida, perdeu para a grega Elisavet Teltsidou, número seis do mundo. A brasileira sofreu o revés por ippon, após sofrer um golpe com apenas 15 segundos de luta.

O outro triunfo veio com Tamires Crude, número 57 do mundo na categoria até 63kg, que derrotou a francesa Gaetane Deberdt (83ª), por ippon. Na sequência, no entanto, caiu diante da kosovar Laura Fazliu (2ª), com um ippon no golden score. Nessa mesma categoria, a medalhista olímpica Ketleyn Quadros (14ª) perdeu para a espanhola Sarai Guerrero (30ª) na estreia.

Entre os homens, João Pedro Macedo (182º) também perdeu na estreia. Ele ficou de bye na primeira rodada e entrou no torneio na fase de 16 avos de final, enfrentando o búlgaro Georgi Gramatikov (67º). O brasileiro chegou a conseguir um waza-ari de vantagem e administrava bem a luta, mas teve um descuido e foi projetado pelo adversário, sofrendo um ippon.

Saldo da competição

O judô brasileiro encerra o segundo dia de disputas do Grand Slam de Baku com apenas quatro vitórias conquistadas. Até aqui, 11 atletas já entraram em ação e sete deles caíram em suas estreias. O Brasil contará com mais nove atletas neste domingo (24): Karol Gimenes (78kg), Mayra Aguiar (78kg), Beatriz Souza (+78kg), Gustavo Assis (90kg), Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Leonardo Gonçalves (100kg), João Cesarino (+100kg) e Juscelino Nascimento (+100kg).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô