Siga o OTD

Judô

Mayra Aguiar retorna ao tatame com ouro no Canadá

Em sua primeira competição de 2023, Mayra Aguiar levou o ouro no Campeonato Pan-Americano e da Oceania de judô

Mayra Aguiar sorri após ganhar luta. Ela levou o ouro no Campeonato Pan-Americano e da Oceania
(Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IJF)

Após ficar nove meses sem lutar, a campeã mundial Mayra Aguiar fez suas primeiras lutas de 2023 no Campeonato Pan-Americano e da Oceania de judô em Calgary, no Canadá. A três vezes medalhista olímpica venceu três lutas para conquistar o seu oitavo título continental na categoria até 78kg. Ao todo, o Brasil levou três ouros, três pratas e um bronze neste sábado (16). Além de Mayra, Beatriz Souza (+78kg) e Rafael Macedo (-90kg) subiram no topo do pódio.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Em sua primeira competição no ano, Mayra Aguiar fez uma grande campanha no Campeonato Pan-Ameircano e da Oceania para levar a medalha de ouro. Nas quartas de final, a brasileira venceu a australiana Maria Swan depois que a adversária tomou três shidos. Em seguida, Mayra Aguiar conseguiu um ippon para vencer a peruana Camila Figueroa na semifinal. Na grande decisão, a campeã mundial enfrentou a neozelandesa Moira de Villiers e conseguiu um ippon logo no início do combate para levar a medalha dourada para casa.
+ Giovanni Vianna leva o bronze no Pro Tour de skate street na Suíça
+ Matos e Meligeni garantem vitória do Brasil sobre a Dinamarca na Copa Davis
+ Taiane Justino fica em 13º lugar no Mundial de levantamento de pesos
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Bia e Luana vão ao pódio

No peso pesado feminino (+78kg), Beatriz Souza começou direto na semifinal, onde venceu a colombiana Brigitte Carabali por hansoku-make, após a adversária receber três shidos. Na final, ela iria enfrentar a cubana campeã olímpica Idalys Ortiz, mas a caribenha não se apresentou para o combate. Assim, Bia garantiu o ouro.

Encerrando o dia no feminino, Luana Carvalho foi a representante do Brasil nos 70kg. Ela venceu a colombiana Luisa Bonilla nas quartas de final com um ippon no golden score. Mas na semifinal, a brasileira perdeu para a venezuelana Elvismar Rodriguez por ippon. Na disputa da medalha de bronze, Luana ganhou da cubana Idelannis Gomez. A caribenha saiu na frente com um waza-ari, mas a brasileira empatou. No golden score, Luana conseguiu mais uma projeção para vencer o combate.

Masculino

Rafael Macedo levou o ouro na categoria até 90kg. O brasileiro superou o canadense Alexandre Arencibia e o estadunidense John Jayne – ambos por ippon – para chegar na final. Na grande decisão, Macedo enfrentou o canadense Louis Gagnon e conseguiu um ippon no fim da luta para ficar com o título continental.

Na categoria até 81kg, Guilherme Schimidt começou com uma vitória por ippon sobre o argentino Tomas Morales. Em seguida, o brasileiro conseguiu um waza-ari para ganhar de Adruan Gandia, de Porto Rico. Na final, Schimidt encarou o canadense François Gauthier, que venceu por ippon. Dessa forma, o brasileiro ficou com a medalha de prata.

O Brasil teve dois atletas na categoria até 100kg. Leonardo Gonçalves e Rafael Buzacarini alcançaram a semifinal onde enfrentaram atletas canadenses. Leo derrotou Kyle Reyes para avançar à final, enquanto Rafael perdeu para Shady Elnahas nas punições. Na final, Leonardo foi superado por Elnahas por ippon. Já na disputa do bronze, Rafael Buzacarini encarou o estadunidense Nathaniel Keeve e perdeu por ippon no golden score, terminando assim na quinta colocação.

Por fim, Rafael Silva encerrou a participação brasileira no torneio continental na categoria acima de 100kg. Ele aplicou ippons em Sergio del Sol, do México, e Marc Deschenes, do Canadá, para assim chegar na disputa do ouro. Na final, Baby encarou o cubano Andy Granda, que venceu o combate após o brasileiro receber três punições.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Judô