Siga o OTD

Judô

Schimidt bate campeões olímpico e mundial e é prata no Masters

Guilherme Schimidt faz campanha magistral na categoria até 81 kg no World Masters, venceu campeões olímpico e mundial, mas parou na final

Na imagem, Guilherme Schimidt vibrando após vitória.
Guilherme Schimidt vibrando após vitória. Foto: Twitter/ CBJ

Guilherme Schimidt é vice-campeão do World Masters de judô, na categoria até 81 kg! O brasileiro fez uma campanha memorável, ao vencer o campeão olímpico nas quartas e o campeão mundial na semi. Mas perdeu para outro campeão mundial na final. A primeira medalha do Brasil no campeonato em Budapeste, na Hungria, veio na tarde deste sábado (5).

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Antes de mais nada, Schimidt entrou no Masters como cabeça-de-chave número 8, o que o colocou de bye na primeira rodada. Dessa forma, entrou no tamami nas oitavas, fase que não teve muitos problemas para passar pelo espanhol Jose Maria Izquieta e venceu o duelo com dois waza-ari (ippon). Em seguida, o caminho que se desenhou para o brasileiro foi o mais difícil da categoria.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Primeiramente, Guilherme superou o campeão olímpico de Tóquio 2020 e bronze no Rio 2016, Takanori Nagase, do Japão. No entanto, com um judô tático, o brasileiro anulou as melhores pegadas do japonês, conseguiu impor volume de ataques e venceu nas punições (3-2). Similarmente, bateu o atual bicampeão mundial, Tato Grigalashvili, no número de shidôs. O georgiano estava invicto há 26 lutas no circuito, desde julho de 2022.

Por fim, Schimidt encarou o campeão mundial em 2021, Mathias Casse, da Bélgica, na busca do ouro inédito. Mathias também foi vice nas duas últimas edições do Campeonato Mundial. Guilherme já tinha vencido o belga no Grand Slam de Antalya, em 2022. Mas a maior experiência em finais prevaleceu para o lado do europeu. Logo nos primeiros segundos, aplicou um waza-ari e administrou a vantagem até o final do tempo regulamentar.

Demais brasileiros no dia

Além de Schimidt, outros quatro brasileiros foram ao tatami. Porém, nenhum chegou para as decisões de medalha. Ketleyn Quadros e Gabriela Mantena lutaram na categoria até 63 kg. Ambas perderam no primeiro combate, para a tcheca Renata Zachova e para a japonesa Miku Takaichi, respectivamente.

Por outro lado, Luana Carvalho até começou bem na categoria até 70 kg. Venceu Anna Bernholm (SUE) com um waza-ari na primeira luta. Todavia, nas oitavas, sofreu um waza-ari no final da luta e parou na vice-campeã mundial Lara Cvjetko (CRO).

Por fim, Daniel Cargnin, campeão de 2022 do Masters, não precisou lutar a rodada preliminar da categoria até 73 kg. Logo, venceu Martin Hojak (SLO) nas punições (3-2) na sua primeira luta. Mas, novamente nas oitavas, sofreu um waza-ari no início da luta contra Akil Gjakova (KOS) e não virou o placar desfavorável.

Com informações da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Judô