Siga o OTD

Judô

SESI-SP e Flamengo são campeões no Aberto Nacional Sub-23

O Aberto Nacional Sub-23, disputado em Aracaju (SE), consagrou o SESI-SP como maior campeão nas lutas individuais e o Flamengo, por equipes

Na imagem, Vinicius Ardina, do SESI-SP, foi campeão da categoria -73kg.
Vinicius Ardina, do SESI-SP, foi campeão da categoria -73kg. Foto: Beatriz Riscado/CBJ

56 clubes disputaram o CBI: Aberto Nacional Sub-23 neste final de semana (27 e 28), em Aracaju (SE). Em síntese, o SESI-SP foi o grande vencedor das disputas individuais. Dessa forma, de seus 12 judocas presentes, 7 conquistaram medalhas dentre 14 categorias. Foram 3 ouros, 2 pratas e 2 bronzes. Ao todo, cerca de 270 atletas participaram dessas disputas. Por outro lado, o Flamengo venceu a competição do formato equipes mistas. A equipe carioca bateu o Pinheiros na final por 4 vitórias a 2.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Mais eficaz que outros clubes, o Pinheiros, que levou 5 mulheres, faturou 2 ouros e 1 prata e foi o mais vitorioso no gênero. Porém, o Minas Tênis Clube ficou com mais pódios, cinco ao todo, mas com 1 ouro, 1 prata e 3 bronzes, e a segunda colocação no feminino. O Grêmio Náutico União (RS) ficou em terceiro com uma medalha de cada metal, três no total

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Analogamente, o SESI-SP foi o grande vencedor entre os homens. Conquistou duas medalhas de cada metal, seis no total. O Instituto Reação (RJ) faturou 4 pódios, com 2 ouros, 1 prata e 1 bronze e teve o segundo posto no gênero. Novamente, o Minas Tênis Clube figurou entre os três primeiros, com quatro medalhas conquistadas no masculino, sendo 1 ouro, 1 prata e 2 bronzes.

Disputa por equipes mistas

Todas as disputas individuais ocorreram no sábado. Assim, no domingo, foi a vez de 12 equipes mistas duelarem para conhecer o conjunto mais hábil e coeso. A princípio, o Flamengo não precisou lutar na primeira rodada. Depois, superou o SESI-SP e o UMBVA-Vasco da Gama, antes de faze a final contra o Pinheiros. Os bronzes ficaram para o SESI-SP e o Instituto Reação, que se recuperaram na repescagem.

Campeões com vagas na Seletiva Nacional

Em conclusão, os campeões do Aberto garantiram vaga na Seletiva Nacional – Etapa IV, que acontecerá daqui um mês, nos dias 26 e 27 de junho. A competição é uma das portas de entrada para a Seleção Brasileira e reúne os principais nomes do judô nacional. Sendo assim, estão classificados: Aléxia Nascimento (48kg), Ryan Conceição (60kg), Gabriela Conceição (52kg), Ronald Lima (66kg), Thayane Lemos (57kg), Vinicius Ardina (73kg), Nauana da Silva (63kg), Marcos Santos (81kg), Maria Guilherme (70kg), Renan Furtado (90kg), Thalia Oliveira (78kg), Kayo Santos (100kg), Kátia Alves (+78kg) e Daniel Silva (+100kg).

Se o presente do judô traz alegrias ao país com medalhas no Grand Prix da Áustria, o futuro parece seguir no mesmo caminho de conquistas.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Judô