Siga o OTD

Judô

Após dois W.Os, Rafael Buzacarini perde nas oitavas no Mundial

Bolo entrou direto nas oitavas de final do Mundial após adversários não baterem peso, mas perdeu na estreia

Rafael Buzacarini durante luta no Mundial de judô ao lado de Leonardo Gonçalves
(Foto: Gabriela Sabau/IJF)

O brasileiro Rafael Buzacarini caiu nas oitavas de final do Mundial de judô, em Doha, no Catar, nesta sexta-feira (12). Competindo no peso meio-pesado, ele passou por seus dois primeiros adversários após não baterem o peso da categoria (-100kg) e perdeu em sua primeira luta oficial, para o canadense Kyle Reyes. Pela mesma disputa, Leonardo Gonçalves foi derrotado em sua estreia.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

+ Agenda e resultados dos brasileiros no Mundial de judô 2023
+ Quadro de medalhas do Mundial de judô 2023

Número 17 do mundo, Rafael Buzacarini teria Tevita Takayawa, de Fiji, como adversário na primeira rodada. No entanto, o adversário não bateu o peso e o brasileiro avançou de forma direta para a segunda fase. Por lá, teria o catari Reda Nafwa pela frente. Assim como aconteceu na rodada anterior, o brasileiro nem precisou sujar o judogi e se classificou para para as oitavas.

Já na terceira rodada da competição, Bolo enfim teve uma luta pela frente. Ele encarou o canadense Kyle Reyes, vice-campeão mundial no ano passado. Após um embate disputado, o combate precisou ir para o golden score e Reyes chegou a um ippon com poucos segundos, levando a vitória. Dessa forma, Rafa, que tem 31 anos, parou nas oitavas de final e repetiu o desempenho que obteve em suas outras três participações em Mundiais.

Outro brasileiro em ação no dia, Leonardo Gonçalves ficou de bye na primeira rodada e estreou contra o tcheco Lukas Krpalek, 13º do ranking mundial. O europeu chegou a ter duas punições ao longo da luta, mas nenhuma pontuação foi obtida pelo brasileiro. No fim, o duelo foi para o golden score e Krpalek chegou ao ippon. Aos 27 anos, Leo é o número 30 do mundo e acumulou sua terceira participação em Mundial.

Sem Mayra

Vale destacar que a categoria até 78kg feminina, na qual a brasileira Mayra Aguiar é a atual campeã mundial, também aconteceu nesta sexta-feira. No entanto, a gaúcha optou por não ir ao Catar e defender seu título para se poupar para o segundo semestre da temporada, visando a classificação olímpica para Paris 2024.

Com a eliminação precoce dos dois meio-pesados, o Brasil segue sem medalhar nesta edição do Mundial de judô. Até aqui, 13 brasileiros já competiram e nenhum deles chegou até o bloco das finais. O melhor resultado foi o de Amanda Lima, que terminou em sétimo lugar na categoria até 48kg ao cair nas quartas de final. Neste sábado (13), no último dia de disputas individuais, será a vez de Beatriz Souza (+78kg), João Cesarino (+100kg) e Rafael Silva (+100kg) entrarem em ação.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô