Siga o OTD

Judô

Rafael Buzacarini conquista o bronze no Grand Slam de Tbilisi

Rafael Buzacarini vence três lutas, supera Leonardo Gonçalves e conquista o bronze no Grand Slam de Tbilisi

Rafael Buzacarini no Grand Slam de Tbilisi de judô
Rafael Buzacarini perdeu na semi, mas venceu pelo bronze (Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF)

É bronze! Rafael Buzacarini conquistou a medalha de bronze no Grand Slam de judô em Tbilisi, na Geórgia, neste domingo (26). Após passar por dois adversários e perder na semifinal, ele bateu o compatriota Leonardo Gonçalves na disputa pelo pódio. Esta foi a primeira medalha do país na competição. Outros três brasileiros entraram em ação no dia, mas não passaram da segunda rodada.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
+ Bia Ferreira conquista o bicampeonato do Mundial de boxe
+ Duda/Ana Patrícia vão à final do Elite 16 de Tepic
+ Definidos os playoffs da Superliga de vôlei masculino

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Número 17 do mundo, Rafael Buzacarini foi o quarto cabeça de chave da categoria. Assim, estreou somente nas oitavas de final, batendo o sérvio Bojan Dosen (36º), por waza-ari. Em seguida, ele superou o cazaque Nurlykhan Sharkhan (25º) ao forçar três punições ao adversário. Já na semifinal, caiu diante do georgiano Ilia Sulamanidze, vice-líder do ranking, por ippon.

Leonardo Gonçalves no Grand Slam de Tbilisi de judô
Leo Gonçalves contra georgiano nas oitavas (Foto: Kulumbegashvili Tamara/IJF)

Leonardo Gonçalves (37º), por sua vez, começou o torneio na primeira rodada, vencendo o alemão Falk Petersilka (61º), com dois waza-aris. Na segunda rodada, passou pelo georgiano Onise Saneblidze (16º), com um ippon no golden score. Nas quartas, perdeu para o mongol Gonchigsuren Batkhuyag (26º), com um rápido ippon, e foi à repescagem. Por lá, bateu o francês Alexandre Iddir (58º) e se garantiu na disputa do bronze.

Como foi a luta pelo bronze

Quis o chaveamento que os dois brasileiros se enfrentassem na luta pela medalha. E o duelo foi equilibrado. Os dois começaram se estudando e tiveram pouca ação. Assim, a arbitragem deu um shidô para cada um. A partir da metade da luta, os judocas partiram para o solo. Leo tentou aplicar chaves de braço, mas Buzaca se defendeu bem. Ao fim dos quatro minutos, o combate foi para o golden score e, com 11 segundos, Rafael foi para o ataque e conseguiu um ippon, levando o bronze.

Rafael Buzacarini conquistou seu primeiro bronze em um Grand Slam (Foto: Kulumbegashvili Tamara/IJF)

Esta foi a terceira medalha de Rafael Buzacarini em um Grand Slam, a primeira de bronze. Antes, já havia faturado duas pratas (Paris-2015 e Brasília-2019). O judoca de 30 anos representou o judô brasileiro na Olimpíada de Tóquio-2020 e, com o pódio em Tbilisi, entrou na zona de classificação para ir a Paris-2024, pois somou 250 pontos no ranking olímpico. Com o quinto lugar, Leonardo Gonçalves acumulou 180 pontos.

Outros brasileiros

Os outros três brasileiros que entraram em ação neste domingo não passaram da segunda rodada. Cabeça de chave número 4 da categoria até 90kg, Rafael Macedo (9º) entrou na segunda rodada e caiu diante do japonês Goki Tajima (120º). Pela mesma categoria, Giovani Ferreira (69º) chegou a vencer o eslovaco Peter Zilka (68º), mas perdeu para o israelense Li Kochman (21º). João Cesarino (+100kg) perdeu para o cipriota Giannis Antoniou.

Dessa forma, o Brasil encerrou sua participação no Grand Slam de Tbilisi com apenas uma medalha. O país levou 17 judocas à Georgia, mas 13 deles não passaram das oitavas de final. Além deste pódio, Rafaela Silva (57kg) e Jessica Lima (57kg) também chegaram à disputa do bronze, mas perderam, e Ketleyn Quadros (63kg) perdeu nas quartas de final e caiu na repescagem. O próximo compromisso da seleção brasileira de judô será o Grand Slam de Antalya, a partir de 31 de março.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô