Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil abre GP de Alexandria de judô paralímpico com três bronzes

Rosi Andrade, Lúcia Araújo e Elielton Araújo conquistam bronzes no primeiro dia do Grand Prix de Alexandria de judô paralímpico

Lúcia Araújo, Rosi Andrade e Elielton Oliveira medalharam no Grand Prix de Alexandria de judô paralímpico, enquanto três atletas não foram ao pódio
(Foto: Divulgação)

A Seleção Brasileira de judô paralímpico abriu nesta segunda-feira (13) sua participação no Grand Prix de Alexandria, no Egito, com três medalhas de bronze: Rosi Andrade (até 48 kg para atletas J1), Lúcia Araújo (até 57 kg J2) e Elielton Oliveira (até 60 kg J1) foram ao pódio. A competição segue nesta terça com outros brasileiros em ação. As lutas preliminares começam às 5h, enquanto o bloco das finais, às 11h (horários de Brasília). Haverá transmissão ao vivo pelo canal da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos) no YouTube.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Depois de conquistar a primeira etapa do circuito, em Portugal, no mês passado, o Brasil levou 12 atletas ao Egito. Destes, seis estrearam no primeiro dia. Além do trio já mencionado, também lutaram Giulia Pereira (até 48 kg J2), que perdeu seus dois combates, Rayfran Pontes (até 73 kg J1) e Thiego Marques (até 60 kg J2). Os dois últimos conseguiram chegar às disputas pelo bronze, mas perderam as respectivas lutas e ficaram fora da premiação.
+ Surfe: Tati Weston-Webb e Gabriel Medina avançam em Peniche
+ Gabrielzinho e Bandeira levam o ouro no World Series de natação paralímpica

+ Vitor Ishiy e Bruna Takahashi param nas oitavas do Smash de Singapura de tênis de mesa
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E TIK TOK

As campanhas

O manauara Elielton Oliveira, de 26 anos, campeão no Grand Prix de Almada, passou pelo uzbeque Sukhrob Shukurov na estreia, mas acabou surpreendido pelo uruguaio Henry Borges, 11º do ranking mundial, na luta seguinte. O brasileiro, atualmente segundo melhor do mundo em sua categoria, precisou vencer dois combates – contra o cazaque Temirbolat Tashekenov e o chinês Shiwen Zhu – na respescagem para se qualificar à disputa do bronze. Ele levou a melhor sobre Diyorbek Maydonov, do Uzbequistão, e colocou a segunda medalha ao redor do pescoço na temporada.

Quem também garantiu o segundo pódio do ano foram a paulista Lúcia Araújo, de 41 anos, e a potiguar Rosi Andrade, de 25. As duas, que haviam sido bronze em Portugal, repetiram o feito no Egito. Lúcia, quarta no ranking mundial, derrotou a chinesa Shuming Lin na estreia, mas acabou superada pela cazaque Dayana Fedossova, segunda melhor do mundo, na semifinal. Na luta pelo terceiro lugar, ganhou da japonesa Junko Hirose. “Quero agradecer a todos pela torcida, em especial à CBDV, que tem dado todo o suporte a nós atletas. Essa conquista é um ponto a mais na somatória para os Jogos Paralímpicos de Paris”, destacou Lúcia.

Enquanto isto, Rosi, que chegou a Alexandria no topo da sua categoria, passou pela uzbeque Shoira Khamidova na primeira luta e perdeu da chilena Derong Chen na semi. No combate que lhe valeu o bronze, derrotou a alemã Anna Tabea Muller. “Mais um bom resultado, estou muito feliz e grata a todos que me ajudam a conquistar cada medalha: CBDV, comissão técnica, minha família e todos que estão junto comigo nessa”, falou Rosi.

Sequência do Grand Prix

O Brasil terá mais seis chances de brigar por medalhas no Egito nesta terça-feira (14). Assim, pisarão no tatame da competição: Larissa Silva (57kg J1), Alana Maldonado (70kg J2), Rebeca Silva (+70kg J2), Artur Silva (90kg J1), Marcelo Casanova (90kg J2) e Sergio Fernandes (+90kg J2).

O Grand Prix contará pontos para o ranking mundial de judô paralímpico – lista que vai nortear a distribuição da maioria das vagas da modalidade para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Por isso, a competição é de suma importância para os atletas. As outras duas etapas do circuito da IBSA serão disputadas em Baku, no Azerbaijão, em setembro, e Tóquio, no Japão, em dezembro. A de Antalya, na Turquia, que seria realizada em abril, foi cancelada em virtude do terremoto que atingiu o país. Além dos eventos do Grand Prix, a Seleção Brasileira de judô vai disputar este ano os Jogos Mundiais da IBSA, em Birmingham (ING), em agosto, e os Jogos Parapan-Americanos, em Santiago (CHI), em novembro.

*De Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia