Siga o OTD

Judô

Daniel Cargnin é prata no Grand Slam de Paris

Daniel Cargnin conquistou a medalha de prata no Grand Slam de Paris de judô. Larissa Pimenta disputou medalha mas ficou em quinto lugar

Daniel Cargnin projeta adversário no Grand Slam de Paris de judô
Daniel Cargnin derruba adversário em Paris (Foto: Gabriele Sabau/IJF)

O Brasil foi ao pódio no primeiro dia do Grand Slam de Paris de Judô. O medalhista olímpico Daniel Cargnin conseguiu a medalha de prata na categoria até 73kg, conquistando seu primeiro pódio de 2023. Já na competição feminina, o melhor resultado veio com Larissa Pimenta que ficou em quinto lugar na categoria até 52kg.

+ Rayssa, Gabi e Pâmela se classificam à final do Mundial de skate

Daniel Cargnin fez uma boa estreia em Paris, derrotando o cipriota Kyprianos Andreou por waza-ari. Em seguida, o brasileiro enfrentou o turco Umalt Demirel. Com dois waza-ari, Daniel encerrou o confronto antes do final do tempo regulamentar. Nas quartas de final, o medalhista olímpico enfrentou Uranbayar Odgerel, da Mongólia, e conseguiu mais um vitória por waza-ari.

A vaga na final veio após um triunfo contra o canadense Arthur Margelidon, novamente por um waza-ari. Na decisão, Daniel Cargnin encarou o georgiano Lasha Shavdatuashvili, que conseguiu projetar o brasileiro após pouco mais de um minuto de luta para conseguir um ippon.

“É muito importante começar o ano medalhando em uma das competições mais importantes do mundo. São essas competições que testam o nosso nível. Agora é pegar e ver o que eu acertei, mas também o que eu errei para ajustar”, disse Cargnin após receber a prata. “Saí com um gosto amargo após ter perdido a final, mas agora parando para pensar acho que eu tenho evoluído bastante deste que eu troquei de categoria. E isso só me mostra que tenho mais a melhorar e se Deus quiser vou trazer uma medalha em Paris-2024”, completou.

Larissa Pimenta fica em 5º

Larissa Pimenta imobiliza adversária no tatame
(Foto: Gabriele Sabau/IJF)

Na categoria até 52 kg, Larissa Pimenta começou nas oitavas de final do Grand Slam de Paris, onde imobilizou Jennifer Etienne do Haiti para avançar de fase. Em seguida, Larissa fez um duelo duro contra a francesa Astride Gneto. O duelo foi para o golden score e a brasileira avançou após Gneto receber três shidos. Mas na semifinal, Larissa teve seu primeiro revés em Paris. Ela sofreu um waza-ari e um ippon e perdeu o combate contra a húngara Reka Pupp.

Na disputa do bronze, Larissa Pimenta teve pela frente a israelense Gefen Primo. A brasileira estava bem no combate, mas fez uma entrada considerada irregular pela arbitragem, que desclassificou Larissa do combate.

“Acabei fazendo um golpe que não pode fazer. Não era a minha intenção, meu objetivo era jogar ela no chão”, comentou a atleta em entrevista ao Olimpíada Todo Dia. “Essa foi minha primeira competição do ano, coloquei bastante foco nela porque o Mundial está próximo. Acho que o resultado é uma consequência, nem sempre a gente vai sair com a medalha. Mas me senti bem lutando contra meninas muito fortes e me senti mais evoluída mentalmente. Acho que estou no caminho certo”, completou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outros brasileiros

O Brasil foi com equipe completa para a disputa do Grand Slam de Paris. No feminino, Ketlyen Quadros ficou em 7º lugar, após perder na repescagem, enquanto Gabriela Morae parou nas oitavas de final da categoria até 63kg. Na -57kg, a campeã mundial Rafaela Silva e Jéssica Pereira também perderam nas oitavas. Na -48kg, Natasha Ferreira foi eliminada nas oitavas, enquanto Amanda Lima caiu na primeira rodada. Por fim, Thayná Lemos perdeu no quadro de 16 da categoria até 52kg.

No masculino, Matheus Takaki caiu na segunda rodada da categoria até 60kg. Na 66kg, Erik Takabatake parou nas oitavas e Phelipe Pelim perdeu logo na estreia. Pela -73kg, o Brasil também teve Michael Marcelino que foi eliminado no quadro de 32.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Judô