Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Alana e Thiego otimistas para mais uma temporada de judô

Alana Maldonado judô paralímpico judô
(divulgação)

Com a promessa de um ano cheio de competições, Alana Maldonado e Thiego Marques darão a largada para a temporada 2023 nesta segunda-feira (30). Eles, ao lado de outros atletas da seleção brasileira, participam do Grand Prix IBSA de Almada, em Portugal, de judô paralímpico.

Tanto Alana Maldonado quanto Thiego Marques acreditam que estão chegando na melhor forma possível no primeiro compromisso do ano. “Precisava de um período para descansar, isso também faz parte do treinamento, e me encontro muito bem, tanto do ponto de vista físico quanto técnico”, afirmou a campeã paralímpica. “Graças a meus resultados no ano passado, chego bem otimista para este Grand Prix, pronto para buscar o lugar mais alto do pódio e representar bem o Brasil”, disse Thiego.

Thiego Maldonado judô paralímpico judô
(divulgação)

O torneio em Portugal será somente a primeira etapa de um ano que promete ser repleto de eventos no calendário dos dois judocas. “Depois de Portugal, em março terei outro torneio no Egito. Mas ainda estão no meu radar os Jogos Mundiais, na Inglaterra, e o Parapan-Americano, no Chile, que são os meus maiores objetivos neste ano, além é claro de somar pontos para garantir minha vaga nos Jogos de Paris, em 2024”, disse Alana Maldonado. “Minha grande meta em 2023 é me manter como líder em minha categoria do ranking mundial e nacional e trazer o máximo de medalhas para o Brasil, como nos Jogos Mundiais e no Parapan-Americano de Santiago”, afirmou Thiego Marques.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Volta do recesso

Além de ser o primeiro do ano, o torneio também trará um desafio a mais aos dois, que será o de mostrar que conseguiram recuperar a forma física mesmo com pouco tempo de intervalo após o recesso das festas de final de dezembro. “Nesta retomada, sempre precisamos ter um pouco mais de cuidado, porque como estamos vindo de um período de férias e de festas, acabamos relaxando um pouco na alimentação”, diz Alana Maldonado, campeã paralímpica na categoria 70 kg J2.

Thiego Marques, atual líder do ranking mundial na categoria 60 kg J2, afirmou ter sido “relativamente tranquilo me manter na dieta seguindo o programa nutricional apesar de estar neste período de férias ao lado de familiares e amigos. Mas como tenho um objetivo maior, deu para cumprir as metas da dieta sem problemas”, disse.

Mais em Paralimpíada Todo Dia