Siga o OTD

Judô

Rafaela Silva perde bronze no Grand Slam de Tel Aviv

Francesa trava luta, Rafaela Silva toma três punições e sai sem medalha do evento em Israel

rafaela silva grand slam tel aviv judô Grand Slam de Tbilisi de judô medalha de bronze
(Di Feliciantonio Emanuele/IJF)

O judô brasileiro retornou ao tatame do Circuito Mundial nesta quinta-feira (17) para a disputa do Grand Slam de Tel Aviv, em Israel. Seis judocas entraram em ação, mas Rafaela Silva foi a única a disputar uma medalha. Contudo, ela perdeu a luta do bronze para a francesa Faiza Mokdar. Sendo assim, o Brasil passou em branco neste primeiro dia.

O Grand Slam segue até o próximo sábado (19) com mais 11 judocas brasileiros nas disputas da competição em Israel. Em sua maioria, foram convocados atletas que não disputaram as duas primeiras competições do ano (Portugal e Paris).

No feminino, foram convocadas Natasha Ferreira (48kg), Thayane Lemos (57kg), Rafaela Silva (57kg), Tamires Crude (63kg), Ketleyn Quadros (63kg), Luana Carvalho (70kg), Beatriz Souza (+78kg), Camila Yamakawa (+78kg).

Já entre os homens, o Brasil contará com Ryan Conceição (60kg), Willian Lima (66kg), Eric Takabatake (66kg), Jeferson Santos (73kg), Vinícius Panini (81kg), Marcelo Gomes (90kg), William Souza Jr (100kg), João Cesarino (+100kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg).

+ Henrique Avancini começa temporada com provas na Espanha

Que pena!

A francesa Faiza Mokdar travou a luta de Rafaela Silva desde o início e a brasileira foi punida com dois shidos. Meio que no desespero, Rafa foi para o tudo ou nada, mas a francesa se manteve firme em sua estratégia.

Fato é que a brasileira tentou poucas entradas e aceitou o jogo da adversária. Rafa gosta de atuar no contra-ataque e Faiza não deu chances. Com mais uma punição, Rafaela Silva foi derrotada e a francesa ficou com o bronze.

Entretanto, até ser derrotada na luta pelo bronze, Rafa estreou com vitória nas oitavas de final diante da holandesa Pleuni Cornelisse, que tomou um ippon dos mais lindos do Grand Slam de Tel Aviv. Só que Timna Levy, de Israel, também aplicou um ippon para cima da brasileira nas quartas e a jogou para a repescagem.

Rafa ainda venceu a polonesa Julia Kowalczyk na repescagem e foi para o bronze, onde voltou a ser derrotada.

Quase!

Thayane Lemos (57kg) chegou perto da disputa pelo bronze, mas caiu na repescagem. A brasileira encarou a polonesa Arleta Podolak e foi superada por ippon.

Contudo, a judoca Thayane Lemos fez uma boa participação no Grand Slam de Tel Aviv. Nas oitavas, ela ganou da alemã Mina Libeer com um ippon e foi para a disputa nas quartas de final. Eteri Liparteliane, da Geórgia, acabou a derrotando.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Bonde dos eliminados

Infelizmente, quatro judocas brasileiros ficaram pelo caminho e não tiveram a chance de disputar medalha no Grand Slam de Israel. Natasha Ferreira (48kg) perdeu logo na primeira rodada. Katharina Tanzer, da Áustria, travou o jogo da brasileira, que teve um waza-ari cancelado, se afundou em shidos e foi eliminada.

Ryan Conceição (60kg) folgou na 1ª rodada e encarou Karamat Huseynov, do Azerbaijão, nas oitavas. O brasileiro tomou um waza-ari e depois um ippon, dando adeus ao Grand Slam de Tel Aviv.

Na categoria té 66 kg, dois brasileiros competiram. Willian Lima entrou direto nas oitavas de final, mas tomou um waza-ari nos segundos finais e foi eliminado pelo francês Daikii Bouba. Já Eric Takabatake venceu o colombiano Juan Hernandez na 1ª rodada e foi para as oitavas. Só que o ucraniano Bogdan Iadov amarrou o estilo de Takabatake, conseguiu três shidos e avançou na disputa, terminando com o bronze.

Mais em Judô