Siga o OTD

Judô

Grand Prix Nacional tem última edição com divisão por gêneros

Grand Prix Nacional tem última edição com divisão por gêneros
Divulgação/CBJ

Grand Prix Nacional passará a ser disputado por equipes mistas a partir de 2018, nos moldes da prova que valerá medalha em Tóquio 2020.

No próximo final de semana, oito clubes brasileiros se enfrentarão no Centro Pan-Americano de Judô em busca do título da última edição do Grand Prix Nacional Interclubes Feminino de Judô. Depois de 12 anos com o formato por divisão de gêneros (feminino e masculino), o Grand Prix, a partir de 2018, passará a ser disputado por equipes mistas formadas por homens e mulheres, nos moldes da competição aprovada pelo Comitê Olímpico Internacional que valerá medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Confira aqui a programação oficial do evento.

“A Federação Internacional de Judô já fez os testes neste ano com competições por equipes mistas nos Campeonatos Mundiais das classes Sub-18, Sub-21 e Sênior. E nós resolvemos acompanhar essa tendência já visando a preparação dos nossos atletas para os Jogos Olímpicos de 2020. É uma mudança significativa com o objetivo de estimular a igualdade de gênero no esporte e a CBJ tem que apoiar isso. Estamos agora trabalhando em cima do regulamento do novo Grand Prix Misto para definir os critérios de participação das equipes para o ano que vem”, explicou Matheus Theotônio, gestor nacional de Eventos.

Os clubes classificados para essa edição são o Instituto Reação, atual bicampeão; o Esporte Clube Pinheiros, campeão da primeira edição (2005); a Sogipa, bicampeã (2009 e 2010); o Grêmio Náutico União; a Associação Atlética Judô Futuro; o Palmeiras; o Jequiá; e o Minas Tênis Clube, maior campeão, com três títulos.

Entre as judocas pré-inscritas destacam-se grandes nomes do judô mundial, como a campeã olímpica Rafaela Silva, que defende o Reação; Kelteyn Quadros, também medalhista olímpica, que luta pelo Minas; a vice-campeã mundial, Maria Suelen Altheman, que neste ano defenderá o Pinheiros; e o trio sogipano liderado pela bicampeã mundial Mayra Aguiar ao lado de Érikia Miranda, Maria Portela, entre outras. Confira aqui a lista completa das atletas pré-inscritas no GP Feminino.

Campeões – Grand Prix Nacional Interclubes feminino:

Minas Tênis Clube – 3 (2011, 2013 e 2014)
Instituto Reação – 2 (2015 E 2016)
Sogipa – 2 (2009 E 2010)
AD São Caetano – 2 (2006 E 2008)
Flamengo – 1 (2012)
Pinheiros – 1 (2005)

Mais em Judô