Siga o OTD

Judô

Eric Takabatake anuncia troca de categoria para próximo ciclo olímpico

Após ter representado o Brasil no peso ligeiro (até 60kg) em Tóquio, judoca passa a lutar na categoria meio-leve (até 66kg)

Eric Takabatake judô Grand Slam de Baku
(Cristiane Ishizava/Judô Nacional)

Com o encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o judoca Eric Takabatake já se prepara para o próximo ciclo olímpico. Após alguns dias de férias, o atleta retornou aos treinos com novos desafios traçados. Para estes três anos até Paris 2024, o paulista de 30 anos subirá de peso. Deixará o peso ligeiro (até 60kg) e integrará a categoria meio-leve (até 66kg).

+ No golden score, Natasha Ferreira perde o bronze do Grand Prix de Zagreb

A decisão já vinha sendo amadurecida por Eric Takabatake durante o ciclo olímpico de Tóquio 2020. A dificuldade para baixar peso foi o principal fator para a troca de categoria. Problema que já estava atrapalhando seu desempenho.

“Eu já pensava em mudar o meu peso no meio desse ciclo. Já estava tendo problemas para descer o peso e isso já estava influenciando nos meus treinos. Basicamente, eu treinava para baixar o peso e isso estava me incomodando muito. Nas competições pós-pandemia, meu peso deu uma acalmada e eu consegui descer muito fácil até a Olimpíada. Mas era algo que já estava na minha cabeça. Já estava sendo bem chato, eu perdia de seis a sete quilos e já não estava sendo saudável para mim. Então, eu tinha em mente que pós-Olimpíada subiria de peso”, declarou Eric Takabatake, atleta do Pinheiro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com o pouco tempo para adaptação na nova categoria, Eric Takabatake é realista e afirma ser complicado estar representando o Brasil em Paris 2024. Por trocar de peso, o atleta começa a buscar pontos do zero no ranking mundial. A primeira competição do judoca no meio-leve deverá ser o Campeonato Paulista Sênior de Judô, que acontecerá no início de novembro e servirá de seletiva para o Campeonato Brasileiro.

Mais em Judô