Siga o OTD

Brasil ganha três bronzes e fecha Abu Dhabi com sete medalhas

Judô

Brasil ganha três bronzes e fecha Abu Dhabi com sete medalhas

A Seleção Brasileira encerrou sua participação no Grand Slam de Abu Dhabi de judô com sete medalhas. No primeiro dia de competições, Rafaela Silva, Érika Miranda e Felipe Kitadai conquistaram medalha de prata. No segundo, Maria Portela foi a única brasileira a subir no pódio, conquistando o bronze. Neste domingo, fechando a competição, Mayra Aguiar, Beatriz Souza e Maria Suelen Altheman ficaram em terceiro lugar.

Estreando o backnumber vermelho, a bicampeã mundial Mayra Aguiar venceu Luise Malzahn, da Alemanha, por ippon na primeira luta e já avançou diretamente à semifinal. No combate contra a experiente holandesa Marhinde Verkerk, vice-campeã mundial em 2013, Mayra forçou duas punições à adversária, mas acabou sofrendo três, uma delas no golden score, e foi para a disputa de bronze, onde derrotou Antonina Shmeleva, da Rússia, por um waza-ari para garantir seu terceiro pódio consecutivo neste ano (Ouro no Grand Prix de Cancún e ouro no Mundial de Budapeste).

No pesado feminino, o Brasil conseguiu uma dobradinha de bronze. A jovem Beatriz Souza, de apenas 19 anos, derrtou a russa Ksenia Chibisova por ippon para conquistar sua primeira medalha em Grand Slam e foi ao pódio ao lado da compatriota Maria Suelen Altheman, que derrotou Jasmin Kuelbs, por um waza-ari para ficar com o outro bronze.

Com os resultados dos primeiros dias, o Brasil encerrou a competição em 11º lugar no quadro geral de medalhas. Foram três pratas com Érika Miranda, Rafaela Silva e Felipe Kitadai, além dos bronzes de Maria Portela, Mayra Aguiar, Maria Suelen e Bia Souza. A Rússia liderou o quadro, com três ouros, uma prata e cinco bronzes.

Rafael Macedo (90kg), Eduardo Bettoni (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Rafael Silva (+100kg) e Samanta Soares (78kg) também lutaram neste sábado, mas não avançaram às dispuas por medalhas. Buzacarini ainda chegou à repescagem, mas caiu para Peter Paltchik, de Israel, que ficou com o bronze.

As próximas competições da seleção brasileira de judô serão o tradicional Grand Slam de Tóquio, de 02 a 03 de dezembro, e o World Judo Masters, de 16 a 17 de dezembro.

 

 

Mais em Judô