Siga o OTD

Judô

Bia Souza e Maria Suelen conquistam o bronze no Mundial de judô

Bia Souza e Maria Suelen conquistam o bronze e garantem as primeiras medalhas brasileiras no Mundial de judô

(Divulgação/IFJ)

Bia Souza e Maria Suelen conquistam o bronze no Mundial de judô

O Brasil conheceu neste sábado (12) os seus primeiros medalhistas no Mundial de judô disputado desde o começo da semana em Budapeste, Hungria. Na disputa da categoria acima dos 78kg, Bia Souza, Maria Suelen fizeram ótima campanha e conquistaram as medalhas de bronze para o Brasil. Rafael Silva lutou pelo bronze, porém acabou derrotado.

Beatriz Souza fez uma campanha espetacular para carimbar a sua primeira medalha individual em mundiais. Lutando na categoria acima de 78kg, a judoca começou o torneio num ritmo forte ao derrotar a francesa Lea Fontaine na estreia, a croata Ivana Maranic e a tunisiana Nihel Cheikh Rouhou, todas através de waza-ari. Na semifinal, a brasileira acabou sofrendo a derrota para a japonesa Tomita Wakaba, caindo para a disputa pelo bronze. No confronto decisivo pela medalha, Bia derrotou Júlia Tolofua por Ippon e garantiu a medalha de bronze.

+ Fernando Reis e Jaqueline Ferreira garantem vaga no levantamento de peso

Logo na sequência foi a vez de Maria Suelen Altheman garantir o seu lugar no pódio. A judoca começou a sua trajetória no torneio com vitórias tranquilas sobre a ucraniana Yelyzaveta Kalanina e húngara Mercedesz Szigetvari. Nas quartas, a atleta acabou derrotada pela japonesa Tomita Wakaba e foi encaminhada para a repescagem, em que superou tunisiana Cheikh Rouhou, que acabou desistindo por lesão. No confronto decisivo por medalha, Maria Suelen enfrentou a cubana Idalys Ortiz e um retrospecto negativo de 17 derrotas para a cubana. No entanto, a brasileira não se intimidou e conquistou a vitória no golden point para vencer a primeira diante da rival e garantir a sua medalha.

A campanha parecida das duas lutadoras mantém viva a disputa entre Beatriz Souza e Maria Suelen pela vaga olímpica brasileira na categoria acima de 78kg. Apesar da pequena vantagem de Suelen no ranking, a disputa segue acirrada e será decidida apenas após a convocação da CBJ, que deve acontece no começo da próxima semana.

Maria Suellen Bia Souza Mundial de judô
Maria Suellen conquista o bronze e tem vantagem no ranking pela vaga olímpica (IFJ)

Entre os homens, na categoria acima dos 100kg, Rafael Silva chegou à luta decisiva após derrotar o cubano Andy Granda, após três punições do rival, o sul-coreano Kim Sungmin e o ucraniano Yakiv Khammo, ambos por ippon. A boa sequência do brasileiro acabou parando na semifinal, quando Baby foi superado pelo japonês Kageura Kokoro, por hansokumake. Na decisão por medalha, o brasileiro encarou o holandês Roy Meyer e não conseguiu manter o ritmo da manhã e acabou sendo superado pelo golden point.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O Brasil ainda contou com outro representante nas lutas masculinas. David Moura começou a competição vencendo o turco Cemal Ergodan, porém acabou caindo nas oitavas de final, diante do finlandês Martti Puumalainen. Além da eliminação na mundial de judô, o atleta praticamente está fora da briga por uma vaga olímpica, já que Baby obteve um resultado melhor no torneio.

Mais em Judô