Siga o OTD

Judô

Convocada seleção que vai ao Pan-Americano no México

Competição acontecerá no período de 19 a 22 de novembro, em Guadalajara, no México, contando pontos importantes para a corrida olímpica

seleção brasileira de judô convocação
Brasil levará 17 judocas para a competição (IJF/arquivo)

Saiu a convocação da seleção brasileira de judô que vai disputar o Campeonato Pan-Americano em Guadalajara, México, no período de 19 a 22 de novembro. Foram chamados, nesta segunda-feira (9), 17 atletas, sendo oito no feminino e mais nove no masculino.

Entre os homens, vão Eric Takabatake (60kg), Daniel Cargnin (66kg), Eduardo Katsuhiro (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva (+100kg) e David Moura (+100kg), nas chaves masculinas.

Ja a convocação feminina chamou Larissa Pimenta (52kg), Eleudis Valentim (52kg), Jéssica Pereira (57kg), Ketelyn Nascimento (57kg), Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg), Beatriz Souza (+78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg).

Larissa Pimenta, Eduardo Katsuhiro e Rafael Silva são atletas do Time Ajinomoto.

Essa será a segunda competição internacional do Judô desde a paralisação do calendário, em março, pela pandemia de Covid-19. Em outubro, a seleção disputou o Grand Slam de Budapeste e voltou de lá com três bronzes.

Corrida Olímpica

O Campeonato Pan-Americano de judô distribui até 700 pontos no ranking mundial classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A pontuação é a mesma de um torneio nível Grand Prix, no circuito internacional.

Daniel Cargnin Juan Postigos Campeonato Pan-Americano de judô convocação seleção brasileira
Daniel Cargnin venceu o peruano Juan Postigos na final dos 66kg em 2019 (Rafal Burza/CBJ)

A previsão da Confederação Pan-Americana é fazer outro torneio em 2021 antes dos Jogos. No entanto, apenas o melhor resultado entre as duas edições contará para o ranking olímpico.

Isso permite a gente utilizar dois atletas diferentes em Pan-Americanos desde que ele faça um bom resultado, por exemplo, agora em 2020. Se ele for campeão não terá como alcançar uma pontuação maior. Então, a gente já poderia ter a opção de levar um atleta diferente que esteja ainda brigando pela vaga e criar uma situação dentro da categoria de mais competitividade e de crescimento dos próprios atletas”, detalha Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Judô.

“Além disso, é uma possibilidade a mais para os atletas que não estão 100% para lutar o Pan-Americano agora e eles teriam nova oportunidade no Pan de 2021″, acrescenta Ney Wilson.

Seleção brasileira concentrada

Antes da convocação, os atletas concentraram-se em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, para os últimos treinos antes da competição. O período de preparação começou no sábado (7) e vai até sexta (13). O embarque para o México está previsto para o dia 18.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

No ano passado, o Brasil liderou o quadro de medalhas do Pan-Americano, dusputado em Lima, no Peru, com quatro ouros, oito pratas e três bronzes. Dos quatro campeões, Larissa Pimenta, Daniel Cargnin e Rafael Silva estarão em Guadalajara. A única exceção é Mayra Aguiar, que se recupera de lesão.

Mais em Judô