Siga o OTD

Judô

Irmãs Shimada fazem dobradinha no Meeting Nacional da Base

Giovana e Marcela foram campeãs com o mesmo peso, mas uma na categoria Meio-Leve na Sub-21 e outra na Leve na Sub-18

Giovana e Marcela Shimada no Meeting Nacional de Base de Judô, em São Paulo
Giovana (sem quimono) e Marcela com os ouros do Meeting (Lara Monsores/CBJ)

Um sobrenome chamou a atenção ao aparecer duas vezes na lista de campeãs do Campeonato Brasileiro Interclubes – Meeting Nacional da Base – de judô. Giovana Shimada e Marcela Shimada foram campeãs, uma na Sub-18 e outra na Sub-21.

Após dois dias no Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo, o Meeting Nacional de Base Sub-18 e Sub-21 terminou no domingo (2).

No sábado (1º), primeiro dia de competição em São Paulo, Giovana Shimada levou um dos ouros em disputa na classe Sub-18. E no domingo foi a irmã Marcela Shimada que subiu no lugar mais alto do pódio entre as Sub-21.

A coincidência, porém, é que ambas lutam na até 52kg, que no Sub-18 é a categoria Leve e no Sub-21 é Meio-Leve.

+ CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DO CAMPEONATO

Hoje, as duas treinam juntas no Judô Clube Mogi das Cruzes (SP) com o sensei Renato Yoshio Kimura. Mas, o início no judô foi por influência do pai, Marcelo, faixa-preta e professor de Judô.

“Eu comecei a fazer judô na escolinha e gostei, quis fazer mais sério e o meu pai me levou para academia onde ele treinava, que é a Judô Clube Mogi. Eu comecei primeiro. A Má ia me ver e gostou também. Ela entrou um mês depois”, conta a caçula, de 16 anos.

“É uma emoção diferente treinar com irmã. Eu, que sou a mais velha, sempre que vou treinar com ela a gente faz um randori muito bom. Dependendo do dia, a gente acaba saindo no tapa mesmo. Mas, o bom é que fica só no tatame. Em casa já estamos tranquilas”, revela a irmã, com 19.

A pouca diferença de idade entre as duas facilita a parceria nos treinos, mas abre também uma possibilidade futura de um encontro em competição. Situação que as irmãs tentarão adiar o máximo possível. Mas, se acontecer, elas já sabem como vai ser.

“A minha irmã é muito boa na pegada e inteligente estratégicamente. Eu teria que pensar bastante em conseguir ir chegando para jogar”, projeta Giovana. “Acho que, se não for jogando rápido, vai demorar muito, por que a gente treina todo dia. De verdade, eu torço para, quanto mais demorar, melhor”, brinca Marcela.

Enquanto o duelo em família não chega, as duas focam em se ajudar. Se uma está no tatame, a outra estará na arquibancada torcendo, filmando e orientando. Até agora, a parceria entre as irmãs vem dando certo e trazendo resultados.

“Na Seletiva Sub-21 eu fiquei em terceiro e no Meeting fui campeã. Vai dar para chegar mais perto da primeira colocada no ranking. Vou tentar viajar mais esse ano, nem que seja por adesão, para ir pegando mais o ritmo das competições lá fora. E estamos nessa expectativa pelo Mundial Sub-21 desse ano. Quero fazer o máximo de competições possíveis para ir somando os pontos e tentar conquistar a vaga”, projeta Marcela Shimada.

“Eu nunca competi fora. Estou com uma expectativa muito boa para esse ano, pois vai ter o Mundial Sub-18. É manter o desempenho, corrigir os erros para buscar esse Mundial esse ano”, conclui Giovana Shimada que foi campeã também da Seletiva Sub-18.

+ Beatriz Souza conquista primeiro o ouro do ano no feminino

O Meeting Nacional Sub-18 e Sub-21 foi a segunda competição do Ranking Nacional da Base 2020 e definirá os líderes do ranking nas duas classes serão convocados para estágio internacional da base.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô