Siga o OTD

Judô

Seleção brasileira sai do World Masters de mãos abanando

Com participação repleta de eliminações precoces, melhor resultado foram dois quintos lugares de Maria Suelen Altheman e David Moura

David Moura no World Masters de judô em Qingdao
David Moura disputou o bronze, mas foi superado com tranquilidade pelo holandês Henk Grol (Emanuele di Feliciantonio/IJF)

A seleção brasileira de judô sai do World Masters sem nenhuma medalha. Mais do que isso, a equipe que foi a Qingdao colecionou derrotas e consequentes eliminações precoces na competição que reuniu, na China, os 36 melhores atletas de cada categoria na temporada.

Os dois melhores resultados foram obtidos no sábado (14), último dia do torneio. Maria Suelen Altheman (+78kg) e David Moura (+100kg) chegaram na disputa pela medalha de bronze, mas acabaram derrotados. Deixam a competição com o quinto lugar.

David Moura caiu ainda no primeiro minuto da luta, projetado com facilidade pelo holandês Henk Grol (assista abaixo a partir do 1min35). Maria Suelen perdeu nas punições para a sul-coreana Kim Hayun, sendo que a terceira e última foi por ela ter pisado fora da área de luta.

Beatriz Souza (+78kg) conseguiu chegar na repescagem após vencer as duas primeiras lutas e perder nas quartas de final. Foi derrotada na tentativa de voltar ao caminho do pódio e sai da competição com o sétimo lugar.

O World Masters é o segundo campeonato mais importante do ano em termos de pontuação para o ranking mundial. Distribui para o campeão 1,8 mil pontos, abaixo apenas do Mundial, que dá 2 mil para os vencedores. O ranking é base para a classificação olímpica.

+ Brasileiros caem bem cedo no primeiro dia do World Masters

Quedas e mais quedas em Qingdao

Além dos três, catorze atletas brasileiros foram ao tatame nos três dias de World Masters de judô. Destes, dez perderam na primeira luta. Nem Mayra Aguiar (78kg), que foi a seis pódios em dez torneios no ano, escapou.

Ela, Daniel Cargnin (66kg), Rafael Macedo (90kg) e Maria Portela (70kg) foram cabeça de chave e, portanto, estrearam na segunda rodada.

Eric Takabatake, no World Masters de judô
Takabatake caiu na primeira rodada (Emanuele di Feliciantonio/IJF)

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Eric Takabatake (60kg), Eduardo Yudy (81kg), Rafael Buzacarini (100kg), Gabriela Chibana (48kg), Larissa Pimenta (52kg) e Aléxia Castilhos (63kg) caíram na primeira rodada mesmo.

Felipe Kitadai (60kg), Phelipe Pelim (60kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Silva (+100kg) ainda venceram a primeira luta, mas não passaram da segunda rodada.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô