Siga o OTD

Judô

“Não afetará o planejamento”, diz gestor da CBJ sobre crise

Ney Wilson (centro) acompanhado por Rafaela Silva, medalhista de ouro, e Rafael Silva, medalhista de bronze no Rio-2016. Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ

O gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Ney Wilson, falou com exclusividade ao Olimpíada Todo Dia sobre o momento da entidade. Após o anúncio dos convocados para a disputa do Campeonato Mundial nesta quinta-feira (29), a seleção feminina segue para a Espanha, onde fará um treinamento de campo. Em entrevista ao OTD, Wilson explicou que, apesar da crise financeira no país, o projeto para o novo ciclo olímpico está mantido.

“Claro que é um período diferente do que foi antes dos Jogos Olímpicos do Rio. É um período de mais austeridade, mas nada que afete o nosso planejamento. O nosso planejamento será mantido dentro daquilo que a gente planejou até 2020”, garantiu.

Treinamento de campo no Japão

As seleções feminina e masculina voltaram recentemente de um período de 15 dias no Japão. O grupo se dividiu entre Hamamatsu, sede da delegação brasileira durante os próximos Jogos, e Tóquio. Na capital japonesa, a delegação participou de um treinamento de campo internacional no Instituto Kodokan, berço do judô. De acordo com Ney Wilson, a experiência serviu para que o grupo aprendesse mais sobre as outras seleções.

“As melhores equipes do mundo estavam lá. Não só o Japão, mas também França, Rússia, Mongólia, China, Coreia… Foi um treinamento importante para a gente nesse momento de preparação para o Campeonato Mundial. Mudou o ciclo olímpico, então começam a aparecer novos atletas, atletas mais jovens. A gente precisa conhecer, treinar e identificar esses principais atletas de outros países também”, explicou. As seleções também têm treinamentos de campo marcados para a Espanha e a França antes da viagem para Budapeste, onde disputa o Mundial.

“Hoje estamos embarcando para a Europa com a equipe feminina e daqui a 15 dias a equipe masculina também vai para a Europa. A gente treinou com a principal escola, que é a da Ásia, e agora estamos indo treinar com as europeias. Para a gente, isso é extremamente importante dentro do nosso planejamento de preparação para o Campeonato Mundial”, avaliou.

Experiência e renovação

No primeiro ano de um novo ciclo olímpico, é natural que a equipe passe por uma renovação. Ney Wilson acredita que o processo gradual que acontece na seleção brasileira é um elemento importante para o sucesso do país na modalidade.

“A nossa equipe é uma mescla de atletas jovens com atletas experientes, o que eu acho que dá um bom ingrediente. Aqueles atletas mais experientes acabam transmitindo um pouco mais de tranquilidade e confiança para os atletas que estão estreando no Campeonato Mundial. Com relação aos outros países, o Mundial será o grande termômetro para a gente ver quem são esses atletas que estão aparecendo em outros países. Também tem aqueles que já são consagrados, e vamos ver como eles vão se comportar dentro desse novo ciclo olímpico para a gente poder trabalhar melhor os nossos atletas”, concluiu.

Campeonato Mundial de Judô

O Campeonato Mundial de Judô será disputado em Budapeste, na Hungria, entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro. As seleções masculina e feminina foram convocadas para o torneio em anúncio na manhã desta quinta-feira (29). Os nomes foram escolhidos com base no ranking da modalidade. A seleção feminina treina em Castelldefels, na Espanha, entre os dias 1º e 8 de julho. O time masculino, por sua vez, viaja para Houlgate, na França, onde treina entre os dias 17 e 27 do mesmo mês. As duas equipes participam de treinamento de campo em Pindamonhangaba (SP) entre os dias 6 e 12 de agosto. Por fim, o grupo participa de uma aclimatação para o Campeonato Mundial em Paris do dia 19 ao dia 26 de agosto.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Judô