Siga o OTD

Judô

Campeonato Brasileiro Sub-21 começa neste sábado

CBJ

O Campeonato Brasileiro Sub-21 Judô reunirá 353 atletas de 26 estados brasileiros a partir deste sábado (27), no Centro de Treinamento da CBJ, em Lauro de Freitas, na Bahia. Principal torneio nacional do calendário da categoria de base, a competição tem algumas novidades em relação aos últimos anos. A primeira delas foi a presença da campeã olímpica de Londres 2012, Sarah Menezes. Além disso, a disputa será dividida em preliminares e bloco final com disputas de medalhas, assim como as competições oficiais da FIJ.

Nesta sexta-feira (26), além do sorteio das chaves, os árbitros e técnicos que atuarão no evento assistiram à palestra de Sarah Menezes no auditório do CT da CBJ. A judoca falou um pouco sobre sua trajetória nos tatames até o ouro olímpico.

“A ideia de fazer essa palestra foi uma sugestão de um atleta que me perguntou se eu viria ao Brasileiro Sub 21 e ficou surpreso quando eu disse que não. Isso mexeu comigo, então procurei a CBJ, que viabilizou a minha vinda e eu preparei essa palestra pensando em vocês, técnicos. Gostaria de deixar uma mensagem sobre sonho que diz que sonho que se sonha só é só um sonho. Quando se sonha junto vira realidade. Então, sonhem junto com seus atletas”, disse a piauiense, que foi bicampeã mundial júnior (2008 e 2009) antes de brilhar na equipe principal do Brasil.

A ação teve a aprovação do presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, que elogiou a iniciativa da medalhista olímpica em vir prestigiar o Campeonato Brasileiro Sub-21.

“Nós apoiamos e abraçamos essa ideia de trazer os atletas para participar mais ativamente e serem ouvidos pela nossa gestão. A Sarah foi a primeira, mas não será a última. Hoje temos a representação dos atletas em diferentes níveis na CBJ. O Luciano Corrêa, o Rafael Silva, a Érika Miranda foram todos eleitos pelos atletas para representarem a classe na Assembleia Eletiva e no Conselho Técnico, além da Comissão de Sete Atletas recém-formada pela CBJ”, pontuou Borges.

“Foi muito positivo proporcionarmos esse momento às pessoas envolvidas com a competição. Convidamos árbitros e técnicos visando à uma maior integração entre eles e vamos buscar repetir essa ação em outros eventos”, comentou Matheus Theotônio, gestor de Eventos da CBJ.

As lutas começarão no sábado, às 9h, com as disputas das categorias Super Ligeiro, Ligeiro, Meio Leve, Leve e Meio Médio, tanto femininas, quanto masculinas. A solenidade de abertura será às 15h e todas as disputas de medalha do dia começarão às 15h30, outra novidade.

“Adotamos o formato de competição que a Federação Internacional de Judô faz em Grand Slam, Grand Prix e Mundiais, com preliminares e repescagens de manhã e o bloco final com disputas de medalhas no período da tarde. É um experimento, um teste que ousamos fazer nesta competição. Se der certo, manteremos assim para as próximas”, projeta Theotônio.

No domingo, acontecerão as disputas dos pesos Médio, Meio Pesado e Pesado, mais uma mudança em relação aos eventos passados, que costumavam ter apenas os pesos Meio Pesado e Pesado nesse dia. A alteração foi uma sugestão dos participantes da Taça Brasil de Juniores deste ano, que responderam a um questionário feito pela CBJ na ocasião da disputa em Blumenau, há duas semanas.

O Campeonato Brasileiro Sub-21 é uma das etapas que distribui mais pontos no Ranking Nacional da classe e será fator decisivo para a formação da seleção brasileira Júnior que representará o país no Campeonato Pan-Americano e no Mundial da classe em 2017.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Judô