Siga o OTD

Judô

Brasil fecha Pan-Americano de judô com título por equipes

Beatriz Souza venceu Idalyz Ortiz duas vezes e Brasil derrota Cuba por 4 a 3 na final do Pan-Americano por equipes mistas

arquivo

Em final digna do tamanho de Brasil e Cuba, o maior clássico do judô pan-americano terminou com vitória emocionante do Brasil por quatro a três na decisão do Campeonato Pan-Americano de judô Por equipes mistas, com direito a luta extra de desempate.

A caçula da equipe brasileira, Beatriz Souza, de 20 anos, se agigantou diante da campeã olímpica Idalys Ortiz e venceu a cubana duas vezes para garantir o ouro da seleção brasileira. Além dela, Maria Portela (70kg) e Rafael Silva “Baby” (+90kg) também venceram seus combates na tarde deste domingo, 28, em Lima, Peru.

Cuba começou a final com vitória de Magdiel Estrada sobre David Lima. O brasileiro chegou a forçar duas punições ao cubano, mas sofreu um waza-ari no golden score.

Na segunda luta, Cuba apostou na meio-médio Maylin Del Toro Carvajal (63kg) para enfrentar Maria Portela no peso médio (70kg) e a brasileira se impôs com um ippon para empatar o confronto.

Na terceira luta, Rafael Macedo (90kg) encarou Ivan Felipe Silva Morales, que conseguiu a projeção para recolocar Cuba à frente no placar. Dois a um.

O empate brasileiro veio com Beatriz Souza, que derrotou Idalys Ortiz nas punições, impondo maior volume de ataque e tirando a adversária da área de competição.

Rafael Silva “Baby”, também nas punições, venceu Andy Granda e fez o terceiro ponto brasileiro. Três a dois e a decisão ia ficando para a última luta, entre Rafaela Silva e Anaylis Dorvigny.

Em combate acirrado nas disputas por pegadas, Rafaela acabou levando uma punição disciplinar e foi desclassficada da luta.

Com o empate em três a três no placar, foi preciso sortear uma categoria para fazer a luta extra de desempate. Neste confronto, vence quem marca a primeira pontuação, como no golden score. E o peso sorteado foi o pesado feminino.

Bia retornou, então, ao tatame para encarar Ortiz mais uma vez e como na primeira, derrotou a cubana nas punições, forçando três shidos à adversária. Valeu o título do Campeonato Pan-Americano de judô.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô