Siga o OTD

Pan 2019

Brasil volta a dominar e sai de Lima campeão do Pan-Americano

Os sete atletas que lutaram neste sábado foram ao pódio garantindo a primeira posição no quadro geral de medalhas para o país

Brasil foi ouro e prata nos pesados masculino (divulgação)

O Brasil voltou com força no terceiro dia do Campeonato Pan-Americano de Judô. Fez as cinco finais previstas, ganhou sete medalhas e saiu do torneio individual como campeão do quadro geral de medalhas. No saldo final deste sábado (27) foram dois ouros, quatro pratas e mais um bronze.

No total do Campeonato Pan-Americano de Judô foram quatro ouros, oito pratas e três bronzes, superando o Canadá, que começou o sábado liderando o quadro geral de medalhas após uma sexta-feira fraca do Brasil. O país da América do Norte fechou com quatro ouros, duas pratas e quatro bronzes (veja abaixo).

Mayra Aguiar (78kg) ganhou as três lutas que fez, todas por ippon, e conquistou o sexto ouro da competição. Na final, derrotou a forte cubana Kaliema Antomarchi, medalha de bronze no mundial de 2017 e que defendia o título da competição. “Foi uma luta bem de cabeça mesmo, agressiva, mas consciente. Estou super satisfeita de como eu lutei”, disse.

Outros dois brasileiros fizeram finais contra cubanos neste sábado, com duas vitórias para os caribenhos. Maria Suelen Altheman perdeu mais uma nos pesados para a multicampeã Idalys Ortiz, a 16ª derrota em 16 lutas entre as duas. Rafael Macedo perdeu para o atual vice-campeão mundial dos 90 kg, Ivan Felipe Morales.

Maria Suelen (azul) enfrentou Ortiz na final

Nos pesados masculino do Pan-Americano de Judô só deu Brasil, com Rafael Silva vencendo David Moura na final. Para chegar lá os dois ganharam suas duas lutas por ippon. Leonardo Gonçalves também fez final, dos 100kg, e perdeu para o canadense Shady Elnahas.

O bronze foi de Beatriz Silva, que venceu Nina Cutro-Kelly, dos Estados Unidos. A brasileira chegou na disputa por medalha após fazer a semifinal contra Maria Suelen.

Fechando a programação, no domingo (29), os países voltam ao tatame para as disputas por equipes mistas.

Caminho dos Jogos Pan Americanos

O campeonato distribui pontos para o ranking pan-americano, critério de classificação para os Jogos Pan-Americanos, que também serão disputados em Lima. Os campeões somam 500 pontos. Além dele, haverá também a Copa Pan-Americana, na Cidade do Panamá nos dias 22 e 23 de maio, que dará até 200 pontos no mesmo ranking.

Os nove melhores de cada categoria de peso na listagem continental após a Copa Pan-Americana classificam-se para os Jogos de Lima 2019.

Vale dizer que o Campeonato Pan-Americano também pode entrar como o sexto ponto no ranking mundial, base dos critérios para o Mundial de Tóquio deste ano e também para os Jogos Olímpicos do ano que vem.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019