Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleção paralímpica embarca para competição na Europa

A primeira parada será em Heidelberg, Alemanha, para a disputa do German Open, e no dia 02 de abril, a delegação segue para Bordeuax, na França, para um intercâmbio de dez dias.

Daniel Zappe/CPB/MPIX

A Seleção Brasileira de Judô Paralímpico embarca nesta quinta-feira, 28, rumo à Europa para dois compromissos importantes na preparação dos atletas para os principais objetivos do ano. A primeira parada será em Heidelberg, Alemanha, para a disputa do German Open de judô, e no dia 02 de abril, a delegação segue para Bordeuax, na França, para um intercâmbio de dez dias.

Na bagagem, além dos quimonos, os atletas levam a expectativa de evoluirem técnica e fisicamente para embalarem na busca pelos pontos preciosos que podem levá-los aos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Serão três competições que pontuarão para o Ranking Mundial da IBSA este ano. O primeiro deles será em maio, no Azerbaijão, na disputa do Grand Prix da IBSA. Aproxidamente dois meses depois, o Brasil competirá nos EUA, e fecha o ano em mais uma etapa do Grand Prix, no Uzbequistão, no mês de outubro. No meio desses eventos, o judô paralímpico terá ainda os Jogos Parapan-Americanos de Lima, em agosto, e mais um intercâmbio, no Japão.

Para uma atleta esse primeiro compromisso tem um sabor especial, de recomeço. Medalhista de prata nos Jogos de Londres 2012 e Rio 2016, Lúcia Araújo começou o ciclo na categoria até 63kg. No entanto, uma mudança na estratégia a fez retornar para a divisão que se destacou nas duas últimas edições do maior evento paradesportivo do mundo, os leves (-57kg).

“É um sentimento de recomeço, que vai ser tudo novo. As atletas que estão no 57, a maioria é nova. Tem uma ou outra que eu já lutei, então algumas vou encontrar na Alemanha e isso vai ser muito bom. É continuar fazendo o trabalho, corrigindo e sentindo até mesmo como vai ser a resposta na competição”, disse Lúcia.

Desfalque de última hora

A delegação brasileira foi formada com dez atletas e os dois técnicos, Alexandre Garcia e Jaime Bragança. No entanto, o peso pesado Wilians Araújo precisou ser cortado da viagem por motivos médicos, ocasionado por uma lesão. O atleta ficará em observação nas próximas duas semanas, acompanhado pelo médico da seleção Marcelo Arantes.

Confira a lista dos atletas convocados.

Mais em Paralimpíada Todo Dia