Siga o OTD

Judô

Nathália Brigida sobe 70 posições após bronze em Tel Aviv

Brasileira ganha terreno após subir ao pódio depois de mais de dois anos de espera. Ketleyn Quadros também ganhou posições e permanece como a melhor do país em sua categoria

Foto: Gabriela Sabau / IJF

A brasileira Nathália Brigida subiu 70 posições no ranking mundial de judô em lista divulgada nesta segunda-feira (28), após o GP de Tel Aviv, em Israel. Isso porque a judoca levou a medalha de bronze, resultado que não conquistava havia 818 dias.

Nathália (48kg) chegou a Tel Aviv, primeiro torneio do ano, na 132ª colocação e saiu de lá na 62ª, indo de 90 pontos para 440. O ranking mundial é critério de classificação para os Jogos de Tóquio 2020.

O GP israelense foi o terceiro que a brasileira disputou após ficar quase dois anos parada. Isso porque ela teve uma lesão no ombro direito.

Ketleyn Quadros (63kg) também subiu no ranking após ficar bem perto do pódio em Israel. Subiu duas posições e agora figura em 23º com 1.835 pontos, mantendo-se como a melhor brasileira na categoria.

Ketleyn Quadro ficou a centímetros do bronze (foto: Gabriela Sabau/IJF)

Kitadai e Diego Santos

Além de Nathália Brigida e Ketleyn Quadros, Felipe Kitadai (60kg) também cresceu, apesar da campanha modesta. Ganhou uma e perdeu uma. Ele foi a 902 pontos e subiu cinco degraus, passando a ocupar a 43ª colocação. Diego Santos (66kg) subiu sete e entrou entre os 100 melhores, na 98º posição com 432 pontos.

Por mim, Gustavo Assis (90kg) perdeu a estreia e caiu uma posição. Está em 87º com 406 pontos.

Ranking Mundial e a corrida para Tóquio

O ranking mundial é critério para ir aos Jogos de Tóquio 2020, pois reserva vagas aos 18 melhores. Se tiver mais de um por país, a CBJ decide. Outra forma é pelas cotas continentais, que também levam em conta o ranking. Vale lembrar que, a pontuação de cada atleta considera 100% dos pontos somados em um ano e mais 50% dos marcados nos 12 meses anteriores.

> Confira os brasileiros nos rankings masculino e feminino

Atualmente o Brasil tem 13 atletas entre os 18 melhores no ranking mundial, divididos em oito categorias. O melhor ranqueado é David Moura, o quarto nos +100kg, seguido por Rafael Silva, o quinto no mesmo peso. Maria Suelen Altheman é a melhor brasileira, a sétima no +78kg.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô