Siga o OTD

Judô

Brasil em quatro finais no Mundial Militar de judô

Rafaela Silva, Jéssica Pereira, Charles Chibana e Eric Takabatake disputam o ouro agora à tarde no Mundial Militar. Daniel Cargnin, Tamires Crude, Gabriela Chibana, e Marcelo Contini brigam pelo bronze

Rafaela Silva e Helene Receveaux na final por equipes de ontem (Divulgação / CBJ)

O Brasil continua dando as cartas no Mundial Militar de judô do Rio. Nesta manhã, todos os atletas que entraram nos tatames se credenciaram para a disputa de medalhas, sendo quatro na final de suas categorias e os outros quatro na briga pelo bronze. As disputas voltam às 15h.

Rafaela Silva (-57kg), Jéssica Pereira (-52kg), Charles Chibana (-66kg) e Eric Takabatake (-60kg) venceram todas as suas lutas e vão para o ouro. Já Daniel Cargnin (-66kg), Marcelo Contini (-73kg), Gabriela Chibana (-48kg) e Tamires Crude (-57kg) perderam uma, mas ainda podem alcançar uma medalha.

A grande final do dia promete ser entre Rafaela Silva e Helene Receveaux. A francesa perdeu ontem para a brasileira por um waza-ari na decisão por equipes do mundial, mas derrotou a brasileira com uma chave de braço nas quartas do torneio por equipes do Mundial de Baku no final de setembro.

Rafaela é atual campeã olímpica e 11ª do ranking mundial, Receveaux está uma posição à frente da brasileira e venceu todas as quatro lutas que ambas fizeram em competições da FIJ. Vale destacar também que Receveaux bateu a brasileira Tamires Crude nas classificatórias da manhã de hoje.

Outro duelo das finais por equipes de ontem que vai se repetir no individual hoje é entre Charles Chibana e o russo Alim Balkarov. Chibana venceu na segunda luta da decisão após o Brasil ter perdido a primeira. O brasileiro também pode ‘vingar’ Daniel Cargnin, derrotado pelo russo na semifinal hoje pela manhã.

Revanche também será um tempero a mais no confronto entre Takabatake e outro russo, Sakhavat Gadzhiev. Os dois se enfrentaram no Grand Slam de Ekaterinburg em março e Gadzhiev venceu por um waza-ari na repescagem, tirando o brasileiro do caminho para o bronze.

Jessica Pereira vai enfrentar a Yulia Kazarina. Elas nunca se enfrentaram em torneio da federação internacional e também não lutaram na semifinal por equipes de ontem, quando o Brasil fez 3 a 0.

Bronze

Cargnin contestou muito a decisão do árbitro que deu a vitória a Balkarov na semifinal, já no Golden Score da disputa. O juiz ainda levou um tempo para confirmar o ponto do russo. Na decisão do bronze, enfrenta o casque Amirbek Zhengissov.

Marcelo Contini venceu três lutas antes de perder a semifinal e ir para a disputa do bronze na chave com mais competidores do dia. Ele enfrenta David Gomozov, da Rússia, que caiu nas quartas e se recuperou na repescagem.

Já Tamires Crude e Gabriela Chibana pegam as chinesas Yu Lan e Zixiao Guo, respectivamente, na briga pelo bronze. Nas classificatórias, Tamires venceu a primeira luta antes de cair para Receveaux, e Chibana ficou na estreia ao ser derrotada pela russa Irina Dolgova, quinta do ranking mundial, atual campeã europeia e finalista na tarde de hoje.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô