Siga o OTD

Planeta Ippon

Brasil em quatro finais no Mundial Militar de judô

Rafaela Silva, Jéssica Pereira, Charles Chibana e Eric Takabatake disputam o ouro agora à tarde no Mundial Militar. Daniel Cargnin, Tamires Crude, Gabriela Chibana, e Marcelo Contini brigam pelo bronze

Rafaela Silva e Helene Receveaux na final por equipes de ontem (Divulgação / CBJ)

O Brasil continua dando as cartas no Mundial Militar de judô do Rio. Nesta manhã, todos os atletas que entraram nos tatames se credenciaram para a disputa de medalhas, sendo quatro na final de suas categorias e os outros quatro na briga pelo bronze. As disputas voltam às 15h.

Rafaela Silva (-57kg), Jéssica Pereira (-52kg), Charles Chibana (-66kg) e Eric Takabatake (-60kg) venceram todas as suas lutas e vão para o ouro. Já Daniel Cargnin (-66kg), Marcelo Contini (-73kg), Gabriela Chibana (-48kg) e Tamires Crude (-57kg) perderam uma, mas ainda podem alcançar uma medalha.

A grande final do dia promete ser entre Rafaela Silva e Helene Receveaux. A francesa perdeu ontem para a brasileira por um waza-ari na decisão por equipes do mundial, mas derrotou a brasileira com uma chave de braço nas quartas do torneio por equipes do Mundial de Baku no final de setembro.

Rafaela é atual campeã olímpica e 11ª do ranking mundial, Receveaux está uma posição à frente da brasileira e venceu todas as quatro lutas que ambas fizeram em competições da FIJ. Vale destacar também que Receveaux bateu a brasileira Tamires Crude nas classificatórias da manhã de hoje.

Outro duelo das finais por equipes de ontem que vai se repetir no individual hoje é entre Charles Chibana e o russo Alim Balkarov. Chibana venceu na segunda luta da decisão após o Brasil ter perdido a primeira. O brasileiro também pode ‘vingar’ Daniel Cargnin, derrotado pelo russo na semifinal hoje pela manhã.

Revanche também será um tempero a mais no confronto entre Takabatake e outro russo, Sakhavat Gadzhiev. Os dois se enfrentaram no Grand Slam de Ekaterinburg em março e Gadzhiev venceu por um waza-ari na repescagem, tirando o brasileiro do caminho para o bronze.

Jessica Pereira vai enfrentar a Yulia Kazarina. Elas nunca se enfrentaram em torneio da federação internacional e também não lutaram na semifinal por equipes de ontem, quando o Brasil fez 3 a 0.

Bronze

Cargnin contestou muito a decisão do árbitro que deu a vitória a Balkarov na semifinal, já no Golden Score da disputa. O juiz ainda levou um tempo para confirmar o ponto do russo. Na decisão do bronze, enfrenta o casque Amirbek Zhengissov.

Marcelo Contini venceu três lutas antes de perder a semifinal e ir para a disputa do bronze na chave com mais competidores do dia. Ele enfrenta David Gomozov, da Rússia, que caiu nas quartas e se recuperou na repescagem.

Já Tamires Crude e Gabriela Chibana pegam as chinesas Yu Lan e Zixiao Guo, respectivamente, na briga pelo bronze. Nas classificatórias, Tamires venceu a primeira luta antes de cair para Receveaux, e Chibana ficou na estreia ao ser derrotada pela russa Irina Dolgova, quinta do ranking mundial, atual campeã europeia e finalista na tarde de hoje.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Planeta Ippon