Siga o OTD

Jogos Olímpicos de Inverno

Larissa Paes quer ser 1ª brasileira com vaga olímpica na patinação de velocidade

Atleta decidiu ficar nos EUA durante pandemia para ter melhores condições de treino e de fazer história para o Brasil na modalidade

Larissa Paes - Patinação de velocidade no gelo - Pequim 2022 - Jogos Olímpicos de Inverno
(Divulgação)

Há quase três anos na patinação de velocidade de gelo, Larissa Paes é a primeira e única brasileira a competir nessa modalidade. E ela quer fazer história: participar dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022 e tornar a primeira atleta do país a conquistar a vaga nesse esporte. Ela sabe que não é um objetivo fácil, mas tem feito de tudo para conquistar esse feito.

Larissa Paes vem de transição da patinação de rodas para o gelo. Tudo começou em 2018, quando participou de uma semana de aprendizado no gelo na Holanda e teve uma experiência positiva. Em seguida, a patinadora entrou em contato com a CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo) e por indicação deles, participou de um programa de treinamento intensivo em Salt Lake City. Desde então, a atleta vive uma rotina de idas e vindas, entre Brasil e Estados Unidos.

+Veja todas as notícias sobre esportes no gelo

“Desde o início já comecei a competir. É um esporte muito difícil e desafiador, então os resultados tem sido lentos, mas com melhoras consistentes. Disputei alguns campeonatos internacionais abertos e a cada competição tive grandes aprendizados. Na maioria fui capaz de melhorar meus tempos, fazendo novos recordes brasileiros. A última temporada foi um pouco mais difícil, mas felizmente no meu último campeonato consegui fazer um novo recorde nos 500m. Já dei início aos treinos aqui, estamos na preparação de base da temporada olímpica, dando o melhor a cada dia para ter bons resultados no inverno”.

Pandemia e seus desafios

Mas a pandemia fez com que a brasileira começasse a pensar diferente, já que a entrada e saída dos países se tornam cada vez mais difíceis, além de o Brasil não ter um local ideal para treinamento da patinação de velocidade no gelo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

“Por ser temporada olímpica, eu optei por permanecer nos Estados Unidos, apesar das inúmeras dificuldades que essa decisão acompanha. Foi uma escolha bem difícil mas necessária para ter a melhor chance de conquistar uma vaga nas Olimpíadas. Assim eu consigo fazer toda a preparação de base junto com o grupo de treino desde já, no Brasil me manter treinando é bem difícil, já que não existe local, nem treinamento da patinação no gelo”, explicouLarissa Paes.

A temporada mais importante desse ciclo de Pequim-2022 já começou. E Larissa terá alguns meses para se preparar antes dos primeiros torneios oficiais para qualificação, previstos para novembro. E antes deles, o foco está nas disputas dos eventos nacionais, previstos para setembro e que servirão de qualificação para o circuito mundial.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Jogos Olímpicos de Inverno