Siga o OTD

Pan 2019

COB homenageará campanha do Time Brasil em Lima 2019

A premiação anual do esporte olímpico brasileiro terá um espaço especial para os Jogos Pan-Americanos Lima 2019. A histórica campanha do Time Brasil na capital peruana será lembrada no Prêmio Brasil Olímpico, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, no próximo dia 10 de dezembro, com uma homenagem aos atletas que conquistaram as 169 medalhas brasileiras na competição.

Todos serão convidados a subir ao palco e receberão um diploma pela conquista que deixou o Brasil em segundo lugar no quadro de medalhas da competição após 56 anos e teve recorde de ouros (54). De quebra, em Lima, o Brasil ainda conquistou 29 vagas olímpicas para Tóquio 2020, principal objetivo do COB no Pan.

E não parou por aí. Ao todo, 41 modalidades conquistaram medalhas, sendo que 22 ganharam ao menos um ouro. Para completar a série de números expressivos, 18 modalidades melhoraram seus resultados em relação a Toronto 2015, enquanto 12 delas fizeram as melhores campanhas em todas as edições dos Jogos.

Os resultados apresentaram ainda um número importante de atletas jovens com medalhas (97 com 23 anos ou menos) e de mulheres campeãs (20 ouros).

Em outra homenagem à delegação que brilhou em Lima 2019, a 21ª edição do PBO premiará, além dos destaques nas modalidades olímpicas, um atleta em cada uma das modalidades que fazem parte apenas do programa dos Jogos Pan-americanos: Marcelo Suartz (boliche), Mariana Nep (esqui aquático), Juscelino Nascimento (fisiculturismo), Bruna Wurtz (patinação artística), Gabriel Felix e Silva (patinação velocidade), Felipe Otheguy (pelota basca), e Rafael Alarcon (squash).

O Prêmio Brasil Olímpico ainda vai premiar outras categorias. Concorrem ao troféu de Melhor Atleta do Ano: Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Beatriz Ferreira (boxe) e Nathalie Moellhausen (esgrima), no feminino; e Arthur Nory (ginástica), Gabriel Medina (surfe) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), no masculino. A escolha dos dois atletas que receberão o Troféu Melhor Atleta do Ano foi realizada por um por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, Comissão de Atletas do COB, ex-atletas e personalidades do esporte.

Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas), Ana Sátila (canoagem slalom), Bruno Rezende (vôlei), Flávia Saraiva (ginástica Artística), Hugo Calderano (tênis de mesa), Ítalo Ferreira (surfe), Mayra Aguiar (judô), Nathalie Moellhausen (esgrima), Paulo André (atletismo) e Pedro Barros (skate) são os candidatos a Atleta da Torcida. A votação está aberta e pode ser feita através do link: pbo.cob.org.br.

Oscar Schmidt receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva por valores como dedicação, eficiência e espírito coletivo que representou durante toda a carreira. E serão premiados, ainda, o Melhor Técnico Individual e Coletivo; e Melhores Atletas nos Jogos Escolares da Juventude.

Mais em Pan 2019