Siga o OTD

Pan 2019

Colômbia vence de virada o Brasil e está na final do vôlei feminino

Colombianas saem perdendo de 2 a 0, salvam dois match points e conseguem a virada para se garantir na final dos Jogos Pan-Americanos

Foto: Victor Calvo

Pela semifinal do vôlei feminino nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, o Brasil enfrentou a Colômbia, neste sábado (10). Na partida, as brasileiras saem vencendo por 2 sets a o, mas tomam a virada, perdem de 3 a 2 e estão fora da final no Peru. As maiores pontuadoras da partida foram Coneo e Martinez, com 28 e 27 pontos.

“Na verdade as duas primeiras parciais foram bem atípicas porque não era esperado elas estarem bem abaixo. Esperávamos um jogo difícil pela fase de classificação delas. Elas tiveram super mérito em  buscar o jogo e não desistir e nós não soubemos lidar com o crescimento delas, por uma série de fatores. Temos que viver o presente, não importa a história agora, se o Brasil perdeu, nunca perdeu, isso é passado. Essas meninas são jovens e precisam amadurecer desse jeito também. Temos uma disputa de medalha e vamos de cabeça erguida para ela”, comentou Macris.

“Até o segundo set estávamos sobrecarregando a Lorenne e no terceiro ela sentiu o joelho e acabou parando de receber mais bola e a Colômbia acabou ajustando. Acho que o 21 a 16 que nós abrimos no quarto tínhamos que ter aproveitado, mas as colombianas acreditaram até o final e mereceram a vitória”, comentou José Roberto Guimarães.

O jogo

No primeiro set a Colômbia teve um começo melhor, conseguindo se manter na frente do placar nos primeiros pontos e colocando o Brasil sob pressão. Porém, com o decorrer dos pontos, o time brasileiro cresceu e chegou na primeira parada técnica na frente, com 16 a 15. No terço final dos pontos, apesar das colombianas tentarem, as comandadas de José Roberto Guimarães mantiveram a frente no marcador e em um ataque de Lorenne fecharam em 25 a 22.

Na segunda parcial a história se repetiu. A seleção colombiana começando o set com tudo, abrindo vantagem no marcador e forçando um pedido de tempo brasileiro. Um pouco depois da metade do set, o Brasil encostou no placar, cortando a diferença para 15 a 13, porém, com um erro de saque e um bloqueio da Colômbia, a desvantagem voltou para quatro pontos, com 17 a 13.

Porém, na parte final dos pontos, no momento que tudo é decidido, a Seleção Brasileira cresceu. Contando com Lorenne inspirada, o Brasil igualou o placar em 22 pontos e chegou a ter o set point, mas a Colômbia respondeu e forçou o vai a dois. Neste momento, as colombianas chegaram a ter o ponto da parcial, mas não conseguiram fechar e no maior rally do confronto, até aquele momento, Lorenne explorou a mão de fora do bloqueio e fez 27 a 25.

Na terceira parcial o duelo mudou completamente. Ao invés de dominar a primeira metade dos pontos e ir caindo no decorrer do set, a Colômbia jogou melhor do que o Brasil durante todo o tempo, abrindo e mantendo uma vantagem confortável, saindo com a vitória por 25 a 14.

Depois da derrota a Seleção Brasileira começou com tudo. Mais ligada em todos os fundamentos, as comandadas de José Roberto Guimarães abriram 5 a 2 no placar. Na sequência dos pontos, mantendo a virada de bola, as brasileiras seguiram na frente, apesar das tentativas de reação das adversárias. Na reta final, as colombianas cresceram e, empurradas pela torcida, engrossaram e igualaram o jogo.

Na série de vai a dois, Martinez chamou a responsabilidade, virando as bolas mais importantes e salvando dois match points brasileiros. Como prêmio coube a ponteira virar a bola que fez o 27 a 25 e forçou o tie break.

No set decisivo as colombianas foram melhores no primeiro terço dos pontos, abrindo 5 a 1 no placar. Na continuação do set, as brasileiras passaram a errar muito e bastou para a Colômbia manter a virada de bola para fechar em 15 a 9 e confirmar a virada.

Mais em Pan 2019