Siga o OTD

Pan 2019

Vanessa Cozzi se garante na final do peso ligeiro no remo

CBR/Vitor Silva

O Brasil teve um manhã produtiva no remo nesta quarta-feira nos Jogos Pan-americanos. Vanessa Cozzi ficou em segundo na sua bateria e se garantiu na final do single skiff peso ligeiro. Além disso, os barcos do 8 Com masculino, 4 Sem peso ligeiro masculino, 4 Sem feminino e 2 Sem masculino fizeram boas parciais nas classificatórias de suas provas e farão a final partindo de raias centralizadas.

Milena Viana, por sua vez, ficou em 4º lugar no single skiff e disputará a repescagem ainda hoje. A única baixa do dia foi o barco brasileiro de 4 remadores, que apesar de inscrito, não entrou na água para a classificação.

No feminino

Vanessa Cozzi fez tempo de 8m00s32 em sua prova, atrás apenas da argentina Milka Kraljev, que liderou toda a prova. Na final do peso ligeiro, a brasileira terá também como adversárias a mexicana Kenia Lechuga e a cubana Milena Venega. A quinta participante da prova será definida na repescagem hoje.

O barco de Yanka Vieira, Milena Viana, Dayane Pacheco e Luana de Azevedo ficou em terceiro na classificatória de 4 Sem feminino, atrás apenas de Chile e Cuba. Assim, sairão da raia 2 na final de sábado. A prova não teve caráter eliminatório e serviu apenas para definir as raias da final.

Milena Viana não obteve classificação direta para a final do single skiff. Na classificatória, Viana havia feito o terceiro melhor tempo entre as cinco da repescagem, mas acabou em quarto, 13 segundos atrás da vencedora, a porto-riquenha Veronica Toro. Ela irá disputar a final B, na sexta-feira (9).

No masculino

O dia no masculino não teve nenhuma prova de caráter eliminatório e serviram apenas para organizar a largada das finais. Mesmo assim, isso não impediu o Brasil de conquistar bons resultados.

No 4 Sem peso ligeiro, o Brasil fez o segundo melhor tempo com Renato Cataldo, Vangelys Reinke, Marco Alves e Emanuel Borges, ficando apenas atrás do Chile. A final está programada para a manhã de sábado, com os brasileiros remando da raia 4.

Os irmãos espanhóis naturalizados brasileiros Pau e Xavier Vela Maggi também ficaram apenas atrás do Chile no Dois Sem Masculino. Assim, também estarão na raia 4 para a final, que acontecerá sexta.

Por fim, o Brasil fez o melhor tempo na classificação do 8 Com Masculino. O barco foi remado pelos irmãos Vela Maggi, Willian Giarreton, Alef Fontoura, Gabriel Campos e Fábio Moreira (que remam o barco do 4 Sem), Evaldo Becker (que rema o 2 Sem peso ligeiro com Ailson Eráclito) e Marcos Alves (do 4 Sem peso ligeiro). Maurício de Abreu serviu de timoneiro. A equipe completou os 2000m de prova em 6m05s88. A final será sábado.

Mais em Pan 2019