Siga o OTD

Pan 2019

Caio Bonfim faz prova consistente e conquista a prata no Pan

Atleta brasileiro disputa a liderança de ponta a ponta, é ultrapassado na reta final e comemora desempenho em Lima

marcha 20km jogos olímpicos tóquio 2020
Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Depois do bronze de Érica Sena na prova dos 20km feminino, Caio Bonfim colocou o Brasil no pódio novamente e conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima. No início da tarde deste domingo (04), o atleta de Brasília manteve o alto rendimento e brigou pela ponta do início ao fim. Na última volta, foi ultrapassado pelo equatoriano Brian Pintado, mas aprovou o desempenho na capital peruana: “eu estou muito satisfeito com o resultado.”

Já sabíamos que a disputa seria equilibrada desde os primeiros minutos de competição. O pelotão de frentou chegou a manter todos os competidores juntos durante a maior parte do tempo. Apenas na reta final seria possível avaliar quais seriam os principais candidatos na corrida pelo pódio.

Caio Bonfim foi o competidor que virou mais vezes na liderança, inclusive na última volta. Antes de cruzar a linha de chegada e conquistar o título inédito, Brian Pintado disparou. Ao tomar a liderança, abriu logo seis segundos de margem e confirmou a vitória no Pan.

Mesmo sem levar a medalha de ouro, Caio Bonfim preferiu não arriscar. Por conta de novos critérios da arbitragem, ele optou por não executar movimentos que poderiam causar punições. A prata, também inédita para o Brasil, está de bom tamanho. “Quando eu vi que sobraram só três, eu sabia que poderia levar a medalha para casa e administrei. Eu poderia até arriscar um pouco mais, mas ficamos com medo da interpretação subjetiva da marcha atlética. Montamos uma estratégia mais técnica e deu certo. Eu saí para a última volta em primeiro, mas era melhor não arriscar por ser subida. Poderia arriscar pelo ouro e ficar sem nada.”

“As provas pan-americanas são muito duras na marcha atlética. Desde 2003, os medalhistas em Jogos Pan-Americanos vão ao pódio no Mundial. Arbitragem nova (em Lima). Tivemos que fazer uma prova muito estratégica, não pensando em marca, mas pensando em marcha. Piso muito molhado. As curvas foram muito difíceis de fazer, uma prova muito complicada”, avaliou.

Agora, Caio Bonfim participará do Campeonato Mundial de Atletismo, que será realizado entre setembro e outubro, em Doha, no Catar.

Mais em Pan 2019