Siga o OTD

Pan 2019

Etiene Medeiros embarca para o Pan após prata no Mundial

(Igo Bione / EtieneMedeiros.com

Três dias após desembarcar no Brasil vindo da Coréia do Sul, onde competiu no Campeonato Mundial de Natação, em Gwangju, e trouxe na bagagem uma medalha de prata nos 50m costas, a pernambucana Etiene Medeiros já está a caminho de seu próximo desafio. O compromisso da vez serão os Jogos Pan-Americanos Lima 2019, no Peru, onde ela disputará seis provas entre os dias 6 e 10 de agosto: 50m livre, 100m costas e revezamentos 4 x 100m livre, 4 x 100m livre misto, 4 x 100m medley e 4 x 100m medley misto.

“Busco encarar um dia de cada vez, senão você pode acabar se perdendo no que tem que fazer. Estou tentando me preparar com o objetivo de, sempre que cair na água, ser eficiente, com foco também na recuperação e fisioterapia. Chegando no Peru, terei minha primeira prova no dia 6, o revezamento 4x100m livre. Neste ano abri mão dos 100m livre e terei duas provas individuais (os 50m livre e 100m costas) sempre indo atrás do melhor resultado, além de quatro revezamentos”, conta Etiene.

+ CONFIRA PROGRAMAÇÃO DA NATAÇÃO NO PAN 2019

Nos Jogos Pan-Americanos de 2015, Etiene Medeiros conquistou o ouro nos 100m costas, com a marca de 59s61, recordes do Pan e sul-americano que continuam até hoje. Na mesma noite, levou ainda a medalha de prata nos 50m livre, quebrando o recorde sul-americano com 24s55. Etiene também ajudou o Brasil a ganhar outras duas medalhas de bronze, nos revezamentos 4×100 metros livre (neste, batendo a marca sul-americana, com o tempo de 3m37s39, junto com Larissa Oliveira, Graciele Herrmann e Daynara de Paula) e 4x100m medley, ao lado de Jhennifer Conceição, Larissa Oliveira e Daynara de Paula.
“Nestes três dias em que estou no Brasil, procurei me preservar ao máximo, com o corpo se adaptando à mudança do fuso horário asiático para o do continente americano. Sei que não apenas na água eu tenho que dar meu melhor, mas também fora. Vou ter meus pais e meu irmão comigo em Lima e isso dá um pouco mais de conforto e, dessa forma, me sinto mais em casa”, destaca Etiene. “A busca é sempre por um lugar no topo. A expectativa é boa, mas sabemos que tudo pode acontecer. Quero sair de lá com medalhas e fazer o melhor resultado. Tenho condições de fazer isso, com mente preparada e também bem fisicamente”, finalizou.

Prata do Mundial na bagagem – Etiene Medeiros conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Natação da Coréia do Sul na final disputada no dia 25 do mês de julho. Mesmo fazendo uma grande prova, com o tempo de 27s44, ficou atrás da norte-americana Olivia Smoliga, que marcou 27s33.

Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste, na Hungria, a pernambucana foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014 e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014.

Mais em Pan 2019