Siga o OTD

Pan 2019

João Paulo dos Santos é oitavo no Adestramento estilo livre

Brasileiro melhora sua nota em mais de três pontos, sobe uma posição na classificação e é o melhor brasileiro da prova

Jonne Roriz/COB

No dia do estilo livre do Adestramento nos Jogos Pan-Americanos de Lima, o Brasil conseguiu melhorar suas notas e subir na classificação. Nesta quarta-feira (31), o melhor atleta do país voltou a ser João Paulo dos Santos, assim como na disputa por equipes. O cavaleiro terminou a decisão com uma melhora de mais de três pontos, em relação aos dias da classificatória, e terminou na oitava posição. Leandro Aparecido da Silva e João Victor Oliva também participaram da prova.

Dono da melhor nota na apresentação por equipes, com 69.029 no primeiro dia e 69.265 no segundo, João Paulo dos Santos manteve seu desempenho. Apostando em uma apresentação mais clássica, o brasileiro conseguiu terminar sua rotina de forma limpa e somou 72.685 pontos, mesmo com uma grande divergência entre as juízas.

“Estou me sentindo um privilegiado, estar em mais um Pan-Americano e conquistando mais uma medalha de bronze (por equipes que deu a vaga em Tóquio 2020), que não é fácil, tive que trabalhar muito duro até aqui. Gostei da minha prova, do meu desempenho”, comentou o atleta.

A divergência entre as notas da arbitragem para a apresentação de João Paulo dos Santos se deu por conta da diferença entre os números apresentados. A avaliadora dos Estados Unidos atribuiu nota 75 para o brasileiro. Porém, a juíza do Canadá deu 67, o que é considerado uma diferença muito grande e fez com que o atleta do Brasil saísse da disputa pelo top cinco e terminasse na oitava colocação.

Leandro Aparecido da Silva foi o último brasileiro a competir nesta quarta-feira (31). Na prova, o brasileiro apostou em uma apresentação arriscando um pouco mais do que seu compatriota e acabou tendo uma nota final um pouco abaixo, terminando com 71.420, na 11ª posição.

“Estou muito satisfeito, espero que o público também esteja. Agora é cada vez mais pensar na Olimpíada de Tóquio, deixar cada vez mais esse estilo livre, essa rotina, mais próxima do cavalo, mas estou muito satisfeito com essas nota”, comentou Leandro.

João Victor Oliva teve uma apresentação limpa. Sem cometer grandes erros, o brasileiro terminou a apresentação no estilo livre com o cavalo Biso das Lezirias nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 com 70.665 pontos, sendo o 12º colocado na classificação final.

“Gostei da minha prova. Foi uma boa participação, conseguimos fazer um 70. Optei por usar músicas brasileiras porque estamos aqui representando o país”, comentou o brasileiro.

GUIA PAN 2019 CALENDÁRIO

Mais em Pan 2019