Siga o OTD

Pan 2019

Brasil domina Porto Rico e encerra com 100% na primeira fase

Seleção Brasileira feminina de handebol derruba Cuba, Canadá e Porto Rico e já pensa nas semifinais do Jogos Pan-Americanos

CBHB/Divulgação

Como era de se esperar, a Seleção Brasileira feminina de handebol confirmou o favoritismo e a expectativa e garantiu o primeiro lugar do Grupo A dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, que estão sendo realizados no Peru. Depois de superar Cuba e Canadá, as comandadas do técnico espanhol Jorge Dueñas também dominaram Porto Rico na noite deste sábado (27) e asseguraram a terceira vitória em três compromissos na competição.

Agora, com a boa campanha, o Brasil carimbou o passaporte para as semifinais, marcadas para a próxima segunda-feira (29). Com os resultados de momento, a tendência é de que o adversário na sequência do torneio seja os Estados Unidos.

O jogo

Apesar da grande diferença no marcador total, a partida não começou da maneira que a Seleção Brasileira gostaria. Com muita pressão na marcação, Porto Rico dificultou as ações. Além disso, a capitã Nathalys Ceballos teve participação muito efetiva ofensivamente e equilibrou o duelo em determinados momentos.

Com Duda Amorim orientando o sistema defensivo brasileiros, aos poucos o domínio passou a ser evidente. Ana Paula Rodrigues e Mariana Costa anotaram gols importantes para encaminhar o resultado. Lá atrás, Babi Arenhart fez duas belas defesas consecutivamente e evitou a reação adversária. Após o 30 minutos iniciais, placar de 20 a 10 para o Brasil.

O time não diminuiu o ritmo para o segundo tempo. Mesmo com muitas mudanças na escalação, o padrão dominante seguiu não dando chances para Porto Rico, que se lançou em busca do empate e deixou a retaguarda escancarada.

Melhor para o Brasil. Aproveitando as oportunidades e ampliando cada vez mais a margem, o elenco confirmou a campanha impecável nos Jogos Pan-Americanos: 40 a 16.

Destaque para a grande atuação de Ana Paula Rodrigues, responsável por oito gols em quadra. Com cinco cada uma, Adriana Cardoso e Tamires Araújo dividem a vice-liderança.

+TABELA DO HANDEBOL FEMININO NO PAN DE LIMA

“A gente chega em uma crescente. Já tínhamos isso em mente, que iríamos crescer durante o campeonato. Hoje conseguimos melhorar tanto o ataque quanto a defesa. Creio que independente de quem a gente pegue na semifinal, vamos estudar e jogar do nosso jeito. Com essa alegria. O objetivo é manter o nosso padrão e crescer a cada jogo para que a gente chegue na final”, avaliou Patrícia Matieli.

“Sinceramente, estamos trabalhando pensando no nosso trabalho como grupo, como equipe. O Pan, para nós, está sendo uma experiência para poder integrar as jogadoras novas que estão chegando, para poder enturmar taticamente. Também serve para treinarmos um pouco e vermos o que podemos melhor no futuro”, disse Tamires Araújo.

Mais em Pan 2019