Siga o OTD

Pan 2019

Brasileiros terminam entre os dez melhores no 1º dia do Pentatlo

Felipe do Nascimento e Danilo Fagundes terminaram em quinto e nono, respectivamente

Washington Alves/COB GUIA PAN 2019 CALENDÁRIO    NOTÍCIAS

Depois do quinto lugar de Maria Ieda Guimarães, o Brasil conseguiu um bom desempenho entre os homens, nesta sexta-feira (26). Felipe do Nascimento repetiu o resultado conquistado pelo país no feminino e terminou em quinto, já Danilo Fagundes foi o nono colocado ao final do primeiro dia.

Na série de 31 combates que realizou nesta sexta-feira, Felipe do Nascimento conseguiu a vitória em 20 deles, conquistando 236 pontos e ficando com o quinto lugar geral. Na primeira colocação estão empatados Esteban Andres Rodrigues, do Chile, e Sergio Ali Villamayor, da Argentina.

Já Danilo Fagundes acabou o dia com 19 triunfos e 12 derrotas, sendo o nono colocado geral da classificação. Para o atleta, sua participação foi boa, mas ele confia no desempenho na prova que é a sua favorita. “O dia foi de recuperação. Comecei perdendo algumas partidas, mas fui recuperando, recuperando e estou entre os primeiros colocados, diferença de 2, 3 pontos. O pentatlo é complicado, a prova é extensa e tudo pode acontecer. No domingo temos o evento combinado (corrida e tiro) que é a minha melhor prova, então vamos vê o que pode acontecer” comentou Danilo.

O que acontecerá no segundo dia de provas

O pentatlo moderno está sendo disputado em dois dias nos Jogos Pan-Americanos de Lima. No primeiro, os atletas competiram na esgrima, todos contra todos em 16 rodadas, formando um ranking classificatório. No segundo dia, os competidores disputam uma “rodada bônus” da mesma modalidade no sistema mata mata.

Nela, levando-se em conta o ranking classificatório, o último colocado enfrenta o penúltimo, quem vencer enfrenta o antepenúltimo, quem vencer enfrenta o atleta acima dele na classificação e assim sucessivamente, em rounds de morte súbita de até 30s, até chegar no primeiro colocado, com as competidores recebendo uma pontuação bônus de acordo com o seu posicionamento.

Após isso é disputada a natação, que também gera uma classificação e pontos para cada um dos participantes. Encerrado esta prova, é somado todos os pontos e todos os atletas e é feita a classificação geral. Com ela, o líder é o primeiro a sortear o cavalo que irá competir no hipismo.

Após a quarta prova, a pontuação conquistada é somada na classificação geral dos atletas e a diferença de pontos entre cada uma dos competidores é a vantagem em segundos que cada uma terá para a disputa da prova combinada, formada pela corrida e o tiro.

 

Mais em Pan 2019