Siga o OTD

Jogos Mundiais Universitários

Brasil começa a embarcar para os Jogos Mundiais Universitários

Delegação com 42 atletas do basquete, taekwondo, tênis e tênis de mesa, deixa o Brasil rumo à Chengdu para Jogos Universitários

Delegação do Brasil no embarque para os Jogos Mundiais Universitários Chengdu-2021
(Foto: divulgação)

A primeira leva de atletas do Time U Brasil embarcou na madrugada desta quinta-feira (20) para Chengdu, na China, onde acontecerá a 31ª edição dos Jogos Mundiais Universitários. As equipes de basquete, taekwondo, tênis e tênis de mesa deixaram o país rumo à competição, que será disputada entre os dias 28 de julho e 8 de agosto. Ao todo, 155 esportistas de 11 modalidades representarão o Brasil em Chengdu-2021.

Além dos atletas, membros das comissões técnicas e oficiais administrativos da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) integram o grupo que viajou nesta quinta. A delegação partiu do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e fará uma parada em Adis Abeba, na Etiópia, antes de seguir para Chengdu, que é a quinta maior cidade da China. A previsão total é de que a viagem dure em torno de 27 horas.

Dos 155 atletas do Time U Brasil convocados para Chengdu-2021, 41 viajaram na primeira leva. São 23 atletas do basquete, dez do taekwondo, seis do tênis de mesa e dois do tênis. O basquete, aliás, é um dos destaques da delegação brasileira. Isto porque o time masculino contempla 11 jogadores que atuam no NBB, além de Caio Pacheco, que é presença frequente na seleção brasileira.

Mais sobre os Jogos Mundiais Universitários

Anteriormente conhecida de forma popular como “Universíade”, os Jogos Mundiais Universitários são uma competição multi-esportiva que reúnem atletas com idade universitária (até 27 anos). Tradicionalmente, o evento acontece a cada dois anos, mas esta edição precisou ser adiada por conta da pandemia da Covid-19. Anteriormente, os Jogos de Chengdu deveriam acontecer em 2021.

Assim como aconteceu com a Olimpíada de Tóquio-2020, os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu mantiveram sua logo e envelopagem iniciais, sendo chamado de “Chengdu 2021”. Esta edição reunirá 18 modalidades (das quais 17 integram o programa olímpico) e a expectativa é que participem cerca de dez mil atletas de mais de 150 países.

A última edição dos Jogos Mundiais Universitários foi em 2019, em Nápoles, na Itália. Naquela ocasião, o Brasil fez a melhor campanha de sua história no evento, obtendo 17 medalhas, sendo cinco ouros, três pratas e nove bronzes. O país contou com grandes estrelas na competição, como Alison dos Santos, que viria a ser campeão mundial três anos mais tarde.

Em Chendgu, o Time U Brasil terá a presença de seis atletas que já participaram de Jogos Olímpicos, sendo cinco da natação: Brandonn Almeida, Breno Correia, Gabriel Santos, Matheus Gonche e Pedro Spajari. O outro é Matheus Corrêa, da marcha atlética. Diversos outros atletas não disputaram Olimpíadas, mas já estiveram em Mundiais Adultos de suas modalidades.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Jogos Mundiais Universitários