Siga o OTD

Jogos Escolares

Em Blumenau, Renan Furtado derrota catarinense e é campeão

Atleta do Instituto Reação, Renan Furtado pratica judô há mais de uma década no pólo da Rocinha, no Rio de Janeiro

Em Blumenau, Renan Furtado derrota judoca catarinense e é campeão
William Lucas/Inovafoto/COB

O peso médio (até 81kg) Renan Furtado, do Colégio Sul-americano (RJ) e do Instituto Reação, vinha de duas derrotas para o catarinense Luiz Rego, do Centro Educacional Promissor, de Palhoça (SC), mas dessa vez a história foi diferente. Prata por equipes em Brasília 2017 e bronze no individual em Natal 2018, Renan enfim conquistou a medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude.

“Foi uma competição bem difícil, com quatro atletas muito fortes na briga pelo pódio. Na final, consegui vencer no chão, com uma técnica chamada arco e flecha. O Flávio Canto (medalhista olímpico e fundador do Reação) é especializado na luta de chão e cobra muito dos atletas esse tipo de técnica”, explicou o jovem de 17 anos.

Renan treina no Reação há mais de uma década. Morador da Rocinha, ele entrou no judô ao mesmo tempo que começou a praticar natação e futebol no pólo de Esportes do bairro carioca. “Até 2016, conciliava o futebol e o judô. Jogava de zagueiro no sub-15 do Botafogo, mas tive que fazer uma opção e deixei o futebol de lado. Já a natação eu praticava mais para aprender a nadar e me divertir”.

Assim como muitos atletas brasileiros das categorias de base, a próxima grande competição de Renan será o Meeting, em fevereiro de 2020, competição que define os atletas que farão parte da seleção brasileira. “Fui seleção nesse ano, mas tenho que continuar nas cabeças, se quiser permanecer”.

Se por um lado Luiz Rego acabou com a medalha de prata, o também catarinense Daniel Silva, da Escola Estadual Professora Elza Henriqueta Pacheco, de Blumenau (SC), foi ouro na categoria pesado (mais de 90kg) ao derrotar Bernardo Rosa, da Escola SEB Thathi, de Araçatuba (SP). Esse foi o primeiro título de um atleta nascido na cidade-sede dos Jogos Escolares da Juventude 2019.

Lucas Pontes conquista a primeira medalha para Rondônia

Na final da categoria meio leve (até 60kg), a medalha de ouro ficou com Caio Kiwada, da Escola Estadual Manoel Bento da Cruz, de Araçatuba (SP). Representante brasileiro no Mundial Sub-18 do Cazaquistão, Kiwada derrotou o rondoniense Lucas Pontes, da Escola Estadual Manuel Bandeira, de Colorado do Oeste (RO), na final.

A medalha de prata alcançada por Lucas foi a primeira e única do estado após a finalização de quatro dos 14 esportes que compõem o programa esportivo na maior competição escolar do país.

Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio da Prefeitura de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

Mais em Jogos Escolares