Siga o OTD

Jogos Escolares

Catarinense emagrece mais de 50kg para participar dos Jogos

Após pesar 135kg aos 15 anos, Felipe Souto Morais bateu 82,8kg na pesagem oficial em Blumenau (SC)

Catarinense emagrece mais de 50kg para participar da competição
William Lucas/Inovafoto/COB

A dedicação ao esporte e o sonho de disputar os Jogos Escolares da Juventude transformaram a vida do catarinense Felipe Souto Morais, de 17 anos, da Escola Estadual Henrique Fontes, de Tubarão (SC). O jovem chegou a pesar 135 kg há apenas dois anos, mas com muita força de vontade bateu 82,8kg na pesagem oficial do wrestling, categoria pesado (até 85 kg), e conseguiu participar da maior competição estudantil do país.

“Com muita força de vontade e superação, conquistei o principal objetivo da minha vida até aqui: disputar os Jogos Escolares da Juventude. Quando tinha 15 anos, ia treinar uma vez ou outra, preferia ficar assistindo vídeos do que sair de casa. Aí comecei a fazer muito esforço e, mesmo assim, só perdia dois ou três quilos por mês. Em vez de me entregar ao sedentarismo de vez, foquei no esporte com todas as minhas forças. Vi que era isso que eu queria para a minha vida”, disse o atleta, que tem 1,90m de altura.

Entre setembro e dezembro de 2018, a “mágica” aconteceu, e Felipe perdeu 35kg. Com isso, o sonho de disputar os Jogos Escolares em seu estado passou a se tornar realidade.

“Há 45 dias, eu estava com 95kg e ainda faltavam dez para conseguir o meu objetivo. Aí passei a fazer uma refeição por dia e deu certo. Fui derrotado logo na estreia da competição, mas, apesar da derrota, acredito que fiz a melhor luta da minha vida aqui em Blumenau”.

Engana-se quem pensa que o ex-sedentário e agora atleta se empanturrava de doces, hambúrgueres e batata frita. Felipe garante que priorizava comidas saudáveis, mas não controlava a quantidade.

“Sempre gostei muito de comer. Até frutas e legumes faziam parte do cardápio. Mas eu sempre exagerava, repetia o prato várias vezes. Outro problema era o sal. Gosto muito de comida salgada e passei a temperar menos as minhas refeições”.

Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio da Prefeitura de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

Mais em Jogos Escolares