Siga o OTD

Atletismo

 

Nova estrela do atletismo brasileiro é destaque nos Jogos da Juventude



Hakelly Souza, destaque dos Jogos da Juventude 2025, soma títulos, recordes e projeta chegar ao pódio olímpico nas provas de velocidade



Nova estrela do atletismo é destaque nos Jogos da Juventude
Foto: Wagner Araújo/ COB

Halkelly Souza ainda vai completar 17 anos, mas já tem muita bagagem no esporte de alto rendimento. A velocista de Macaé, cidade no Rio de Janeiro, é sem dúvidas a principal estrela em ação nos Jogos da Juventude de 2025, realizados em Brasília (DF).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Antes de desembarcar na Capital Federal, Hakelly veio de uma sequência de títulos e recordes em torneios nacionais e internacionais na categoria de base e até adulta. Graças a esse histórico, ela centralizou todos os holofotes quando entrou na pista da Universidade Nacional de Brasília (UNB) para ganhar as provas dos 100m e revezamento 4x100m. 

Quando questionada sobre ser a principal estrela dos Jogos da Juventude 2025, Hakelly foi modesta em sua resposta. Entretanto, não deixou de se mostrar confiante, característica bem notável de sua personalidade. “Tem muitas pessoas boas, muitos atletas dedicados, esforçados. Todos aqui estão de parabéns. Sem tirar o método de ninguém, me considero uma das principais atletas sim”, afirmou.

Encantado seus pares

Em sua última participação nos Jogos da Juventude, Hakelly só conheceu vitórias todas as vezes que entrou na pista por enquanto. Na prova dos 100m, ela marcou 11s84 e levou a medalha de ouro para o Rio de Janeiro pela terceira vez. Em seguida, no revezamento 4x100m, voltou a subir no lugar mais alto do pódio. 

“O sentimento de orgulho, de gratidão, felicidade e de satisfação. Satisfeita no caso, de chegar aqui em meus últimos Jogos da Juventude e fechar com chave de ouro, ser tricampeã do 100m, quem sabe no 200m também amanhã”, disse Hakelly. Neste sábado (13), ela é favorita para o título dos 200m.

Hakelly Souza Foto: Wagner Araújo/ COB
Foto: Wagner Araújo/ COB

Falta apenas o título dos 200m para completar a tríade perfeita e fechar com chave de ouro sua história nos Jogos da Juventude. Apesar disso, é notável o encanto de todos com o que ela faz dentro da pista. Da arquibancada, é notável o frisson das próprias colegas esporte quando chega a sua vez de correr.  

“Inspirar as crianças que estão vindo agora de que tudo é possível, a não desistir dos seus sonhos. Então, tenho isso como inspiração a cada dia, todo dia de manhã levantar, estudar, treinar, é um desafio para você mesmo. Para mim é uma felicidade estar aqui”, completou a velocista.  

Nasce uma estrela?

Não é novidade que os Jogos da Juventude integram um ‘rito’ na trajetória de muitos atletas e medalhistas olímpicos brasileiros. No atletismo, Alison dos Santos, medalhista nos 400m com barreiras em Tóquio-2021 e Paris-2024, e Rosângela Santos, bronze no revezamento 4x100m em Pequim-2008, são os principais nomes da modalidade que já estiveram no evento. Esses são exemplos que inspiram Hakelly Souza. 

Hakelly Souza e Rosângela Santos - Atletismo Jogos da Juventude
Hakelly Souza e Rosângela Santos (Foto: Washington Alves/COB)

“Uma das minhas inspirações é o Alisson dos Santos. Um dos maiores atletas do Brasil. E minha madrinha, Rosângela Santos. Madrinha do coração, mãe dentro de pista”, lembrou Hakelly sobre o papel de Rosângela em participação no Troféu Brasil.

Medalha olímpica em 2032

O atletismo feminino brasileiro só possui uma medalha olímpica, quando ficou com o bronze no revezamento 4x100m nos Jogos de Pequim-2008. Se depender de Hakelly, essa marca deve mudar em 2032, quando projeta estar em sua segunda participação na Olimpíada e conquistar seu primeiro pódio.  “Minha meta é estar na Olimpíada de 2028. E, em 2032, trazer a medalha para o Brasil, que sempre foi um sonho trazer a medalha nas provas de velocidade”

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Atletismo