Siga o OTD

Pan-Americano

Cartola admite problemas para finalizar obras do Pan de Lima

Presidente do comitê organizador dos Jogos Pan-Americanos reconhece que algumas importantes arenas ainda estão longe de serem concluídas

Obras no Estádio de atletismo na Villa Deportiva Nacional Videna, com capacidade para 10 mil pessoas (Crédito: Divulgação)

Atualizado

No começo do ano, o comitê organizador do Pan de Lima-2019 festejou o avanço no ritmo das obras. Mas a situação não está tão tranquila assim, pelo visto.

Carlos Neuhaus, presidente do comitê organizador, mostrou clara preocupação com o ritmo das obras de algumas arenas. Entre elas, o estádio de atletismo e o velódromo, ambos no complexo esportivo de Videna.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga

“A maior parte das instalações mais complicadas deverão estar concluídas no máximo até abril. Acho que é tempo suficiente”, explicou Neuhaus ao site “Inside the Games”.

O dirigente peruano admitiu que o estádio de atletismo ainda está longe de ter as obras finalizadas. “A pista de aquecimento já está pronta e espero que a pista principal esteja instalada nas próximas semanas”, afirmou Neuhaus. Também está no radar do comitê organizador o estágio das obras do velódromo do ciclismo pista e do centro aquático, que receberá as provas de natação.

Em compensação, ele exaltou que a Vila Pan-Americana está praticamente finalizada. “Estamos com mais de mil apartamentos prontos, faltam apenas alguns acabamentos de paisagismo e de acessos aos prédios”, afirmou.

Veja o estágio das obras de algumas arenas do Pan de Lima:

 

O dirigente esteve na última semana em Londres para fazer uma visita ao Parque Olímpico da Olimpíada de 2012 e também trocar ideias a respeito do legado para o Pan 2019. Ele diz que algumas soluções utilizadas pelos ingleses poderiam ser aplicadas em Lima, como a arena Cooper Box, utilizada para diferentes eventos.

Embora tenha tentado manter o discurso otimista, as declarações de Carlos Neuhaus apenas aumentam a lista de incertezas que cercam o Pan-2019. Os Jogos de Lima, que só terão os ingressos colocados à venda no final de maio, já sofreram com a falta de recursos, atrasando as obras, e tragédias naturais em todo o país, que colocaram sua realização sob risco.

Os Jogos Pan-Americanos de Lima terão sua abertura no dia 26 de julho.

Outro lado

Em contato com o blog nesta sexta-feira (1º/3), a assessoria de comunicação do comitê Lima-2019 negou que exista maiores preocupações com atrasos nas obras das arenas do Pan. Segundo o comitê, a previsão é que as últimas instalações estejam finalizadas até o o final de abril ou no máximo início de maio.

O comitê organizador esclareceu também que o índice de 98,5% referia-se ao valor do orçamento de 2018 investido nas obras de infraestrutura, ao contrário do que havia sido publicado anteriormente. O texto foi corrigido.

VEJA TAMBÉM:

Ingressos para o Pan de Lima só começarão a ser vendidos no final de maio 
Surfe define participantes dos Jogos Pan-Americanos 
Cerimônias do Pan de Lima serão feitas por empresa que atuou em Sochi-2014 
Obras do Pan de Lima (quase) prontas até março? Essa é a promessa

Mais em Pan-Americano