Siga o OTD

Pan-Americano

Principal instalação do Pan de Lima-2019 ficará pronta quatro meses antes dos Jogos

Complexo de La Videna, que receberá provas de atletismo e natação, entre outras modalidades do Pan de Lima-2019, terá suas obras concluídas pouco antes dos Jogos

Há um ano, os problemas políticos e financeiros do Peru deixavam um belo ponto de interrogação sobre a realização do Pan-Americano de Lima-2019. Bem, um ano depois, as perspectivas não melhoraram tanto assim. Segundo reportagem publicada pelo jornal peruano “La República”, uma dos principais complexos esportivos do Pan ficará pronto poucos meses antes do evento.

De acordo com o jornal peruano, as obras no complexo de La Videna deverão terminar em 31 de março de 2019. Isso significa menos de quatro meses para a abertura do Pan de Lima-2019, cuja abertura será em 26 de julho.

O prazo é considerado vital para os organizadores, que torcem para que mais nenhum problema ocorra. Eles precisarão testar todas as instalações do complexo de La Videna, na região de San Luis.  No local haverá o estádio de atletismo, centro aquático, um novo ginásio poliesportivo, além de ampliação do velódromo já existente. O projeto prevê ainda uma arena de boliche com 24 pistas, escritórios administrativos, centro de informática e um estacionamento subterrâneo.

Problemas sem fim

Desde que foi escolhido como sede, em outubro de 2013, Lima vem sofrendo com a organização do Pan. Há um ano, o comitê organizador sofria para quitar uma dívida de US$ 3 milhões com a Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana). Uma crise política envolvendo um dos ministros responsáveis pelos Jogos e acusado de corrupção, também causou estragos.

Em março passado, uma tragédia natural aumentou a incerteza sobre a realização do Pan-2019. Fortes chuvas atingiram o Peru no início de 2017 e enchentes causando cerca de 100 mortes além de uma quantidade enorme de desabrigados. O prefeito de Lima, Luis Castañeda Ossio, até sugeriu o adiamento do evento ou a troca de sede.

VEJA TAMBÉM:

Pan-Americano fica na América do Sul duas edições seguidas pela primeira vez 
Os intermináveis problemas dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 
Tragédia das enchentes no Peru deixa Pan de Lima-2019 na berlinda

 

Mais em Pan-Americano