Siga o OTD

Pan-Americano

Pichardo chega para pulverizar os recordes no salto triplo

Atleta cubano surge como grande candidato a bater o recorde que parece inalcançável de Jonathan Edwards no salto triplo

O cubano Pedro Pablo Pichardo é a grande sensação do salto triplo mundial. Crédito: Iaaf

O cubano Pedro Pablo Pichardo é a grande sensação do salto triplo mundial. Crédito: Iaaf

O recorde mundial do salto triplo pertence ao inglês Jonathan Edwards, com incríveis 18m29, obtido em 7 de agosto de 1995, na cidade de Gotemburgo (SUE). A segunda melhor marca da história ocorreu nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, com o americano Kenny Harrison, que saltou 18m09. Só que 20 anos depois, aparece alguém com pinta de que irá pulverizar estes resultados, o cubano Pedro Pablo Pichardo.

O amigo e competente jornalista Luis Augusto Simon, que editar um ótimo blog sobre o esporte cubano, o Cuba sem Barreiras, já vem alertando há tempos que Pichardo é um candidato seríssimo a bater o aparentemente inalcançável recorde de Edwards. Hoje, o cubano de 21 anos tem simplesmente a terceira melhor marca da história da prova, com 18m08, obtido na Copa Cuba no último dia 28 de maio.

Pichardo também deu um show à parte na etapa de Doha da Liga Diamante, a milionária competição do atletismo mundial, quando em um duelo eletrizante com o americano Christian Taylor, venceu a prova com 18m06, dois centímetros a mais do que o rival.

A evolução do cubano vem sendo constante. Desde que começou a competir, em 2010, quando aos 16 anos cravou 15m35, vem evoluindo ano a ano. Em 2014, por exemplo, marcou 17m76, em uma competição realizada em Havana. É um candidato fortíssimo a brilhar tanto no Pan de Toronto 2015 quanto no Mundial de Pequim, em agosto, e nas Olimpíadas do Rio 2016.

Nesta quinta-feira, a partir das 15h, Pedro Pablo Pichardo pode dar um novo show, durante a etapa da Roma da Liga Diamante. O canal Bandsports promete transmitir a prova. Será que hoje é dia de recorde?

Mais em Pan-Americano