Siga o OTD

Hipismo

Brasileiros não vão bem no 2º dia dos Jogos Mundiais Equestres

Divulgação

Atletas brasileiros competiram no adestramento e no concurso completo de equitação não conseguem bons resultados no segundo dia dos Jogos Mundiais Equestres

No segundo dia dos Jogos Mundiais Equestres, nesta quinta-feira (13), os brasileiros não tiveram bons resultados, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Os cavaleiros participaram das provas de adestramento e do concurso completo de equitação. O melhor resultado foi de Marcelo Tosi, no concurso completo, ao terminar na 31ª posição.

O Concurso completo de equitação é uma prova do hipismo que que reúne provas de adestramento, cross-country e salto. A prova pode ser disputada em dois formatos, um dia (ODE) e três dias (3DE). As três provas do CCE são realizadas individualmente, sendo que o cavaleiro nunca pode trocar seu cavalo com a prova já em andamento. Cada etapa tem um valor e a soma das três pontuações determina a classificação final.

Na edição de 2018 dos Jogos Mundiais Equestres, o Brasil contou com a participação de dois atletas na prova. Marcelo Tosi conseguiu uma nota de 63.621 % de aproveitamento, terminando a classificatória na 31ª colocação.

Outro cavaleiro do Brasil na prova do CCE. Nilson Moreira Da Silva acabou terminando o dia com um aproveitamento de 58.621 %, terminando sua participação com a 40ª colocação.

Dia ruim no adestramento 

Depois de Giovana Pass e Leandro Aparecido, nesta quinta-feira (13), foi a vez de João Victor Marcari Oliva e Pedro Manuel Tavares participarem da classificatória do adestramento nos Jogos Mundiais Militares. Com um desempenho abaixo do esperado, João Vitor acabou terminando sua participação com 65.512 % de aproveitamento dos movimentos e foi o 59º na classificação geral.

Já Pedro Manuel Tavares completou sua prova com um aproveitamento de 62.578 % dos movimentos, terminando na 72ª posição. Como participaram do primeiro dia de provas do adestramento, Giovana Pass e Leandro Aparecido acabaram tendo suas colocações alteradas nesta quinta-feira (13). Giovana acabou caindo para a 64ª colocação, já Leandro passou para a 71ª posição.

Competição por equipes

Com as notas obtidas na classificatória individual, a equipe do Brasil, formada por  João Victor Marcari Oliva, Pedro Manuel Tavares, Giovana Pass e Leandro Aparecido, acabou terminando a competição por equipes do adestramento dos Jogos Mundiais Equestres na 15ª colocação.

Os atletas melhoram as notas, mas não avançaram para a disputa individual na 8ª edição da “Copa do Mundo” do cavalo, em Tryon, Carolina do Norte (EUA). A Alemanha foi penta por equipes, EUA, prata e Grã Bretanha, bronze. Apenas os seis primeiros países estão garantidos em Toquio 2020.

“Estou contente pelo meu desempenho e do Xiripiti, dei o meu melhor, não cometemos erros, mas temos que melhorar. Eu já tinha participado de provas deste nível, em que os juízes têm como parâmetro de comparação os melhores do mundo. Agora é treinar e focar nos próximos desafios”, disse o cavaleiro João Victor Marcari Oliva.

João volta para a Alemanha, onde reside, com a missão de intensificar treinos e também competir com seus cavalos de linhagem europeia Feel Good e Toliva V.O, além dos lusitanos Faisão TVF e Husseim V.O. Giovana Pass, que garantiu o 2º melhor resultado do Time Brasil e radicada em São Paulo, também está treinando novas montarias.

Mais em Hipismo