Siga o OTD

Hipismo

Brasil larga bem na final do FEI Children’s International Classics 2016 no México

Começou nesta quarta-feira, 25/1, a final do FEI Children’s International Classics edição 2016, disputada no Guadalajara Country Club, México. Participam do torneio 32 atletas de 12 a 14 anos de 13 países, incluindo duas representantes brasileiras, as amazonas paulistas Lys Katherine Park Kang e Rafaela Dias Mello, campeã e vice da seletiva realizada na Hípica Paulista em outubro de 2016.

Lys e Rafaela

Lys Kang e Rafaela Mello em clique para a posteridade

Na segunda e terça-feira, 23 e 24, o foco foi a adaptação dos conjuntos, já que os jovens ginetes não conheciam os animais que iriam montar na competição. Os 16 concorrentes do país sede forneceram dois cavalos cada um, que foram designados aos concorrentes por meio de sorteio.

Já na tarde de quarta-feira, aconteceu a primeira prova qualificatória ao cronômetro e as amazonas do Brasil apresentaram-se bem. Lys teve como companheiro o macho castrado Cobain S, de 12 anos, e terminou o percurso sem faltas em 58s30, na 9ª posição. Rafaela fez conjunto com o tordilho Iturbe El Fresno, de 10 anos, finalizando sua apresentação com apenas um derrube, em 59s87.

Lys Kang 1

Lys posa com Coubain após a primeira prova

O cavaleiro da casa José Maria Quintana Melgoza venceu a prova com obstáculos a 1,15 metro montando Scully, com pista limpa em 51s99. Dezessete concorrentes concluíram o percurso sem faltas, enquanto outros sete tiveram apenas um derrube. O desenho de percurso está a cargo do experiente course designer alemão Olaf Petersen e do brasileiro Anderson Lima.

Nesta quinta, 26, todos os participantes retornam a pista para a segunda e última qualificatória. Passam para a final no sábado, 28, os 16 conjuntos melhor classificados, somando-se o resultado das duas primeiras provas. A segunda competição define também as equipes vencedoras. Cada time é formado por dois atletas locais e dois estrangeiros.

FEI Children 2016

Desfile das delegações: África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, França, Guatemala, Japão, Lituânia, Nova Zelândia e Venezuela, além do México, participam

A grande final conta com transmissão ao vivo da FEITV através do Youtube, a partir das 20h30 de sábado, horário de Brasília. Paralelamente, o Guadalajara Country Club recebe um Concurso Internacional 5*, com uma etapa seletiva da Copa do Mundo.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Hipismo