Siga o OTD

Hipismo

Brasil fica em 9º na final por equipes do Mundial de saltos

Sem descarte, Brasil fica em 9º lugar na final da disputa por equipes de saltos no Mundial de Herning

Yuri Mansur Brasil Mundial de hipismo
(Foto: Luis Ruas/CBH)

O Brasil ficou em nono lugar na disputa por equipes de saltos no Mundial de hipismo, em Herning, na Dinamarca, nesta sexta-feira (12). Sem contar com descarte, pela ausência de Bernardo Alves, o time formado por Yuri Mansur, Pedro Veniss e Marlon Zanotelli cometeu algumas penalidades e terminou com 32.29 pontos perdidos. Apesar disso, ainda ganhou uma posição em relação ao dia anterior, já que o Canadá teve um conjunto eliminado. No individual, Yuri Mansur se classificou para a final, que será disputada no domingo (14).

+ Rodolpho Riskalla garante vaga na final do freestyle do Mundial de adestramento paralímpico

O primeiro conjunto do Brasil a entrar em ação foi Marlon Zanotelli com a montaria Like a Diamond van het Schaeck. Eles tiveram uma ótima passagem, mas acabaram tocando no penúltimo obstáculo, tendo penalidade de 4.00. Em seguida, foi a vez de Yuri Mansur, com QH Alfons Santo Antonio. O conjunto não cometeu faltas, mas estourou o tempo final em dois segundos, gerando mais 2.00. Por fim, Pedro Veniss e Nimrod de Muze Z tocaram em dois obstáculos e tiveram o desconto de um ponto por estouro de tempo.

Equipe brasileira de saltos Mundial
Equipe brasileira de hipismo saltos (Foto: Luis Ruas/CBH)

O percurso da final por equipes desta sexta-feira foi bem complicado, tanto que apenas quatro conjuntos conseguiram zerá-lo. O Canadá, por exemplo, teve um conjunto eliminado e seus outros três cometeram penalidades. O desempenho dos norte-americanos fez com que o Brasil ganhasse uma posição em relação à qualificatória, disputada no dia anterior, e terminasse na nona colocação geral. O país ficou sem vaga olímpica, já que apenas as cinco primeiras equipes se classificaram para os Jogos de Paris 2024.

Paris 2024

Medalhista de ouro em Tóquio-2020, a Suécia levou o ouro no Mundial de Herning, com um desempenho praticamente impecável. A Holanda faturou a prata, enquanto a França levou o bronze. Além destes países, Alemanha, Bélgica, Irlanda e Grã-Bretanha se classificaram. A França, por ser o país-sede, já estava garantida.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Sem vaga pelo Mundial, o Brasil tentará se classificar para a Olimpíada de Paris 2024 por meio dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Na competição multi esportiva continental, as três melhores equipes vão se garantir nos Jogos da capital francesa. Como nenhum país das Américas conseguiu vaga pelo Mundial, os três medalhistas do Pan estarão em Paris.

Individual

Yuri Mansur, montando QH Alfons Santo Antonio, voltou a fazer uma boa apresentação nesta terceira rodada e marcou 2.00. Com um total de 5.65 no agregado, o conjunto ficou na sétima colocação geral e se garantiu na final, que será disputada no domingo (14), com os 25 melhores do Mundial. Marlon Zanotelli e Like a Diamond van het Schaeck pegaram a antepenúltima vaga para a decisão, com um total de 10.60.

Marlon Zanotelli Brasil Mundial de hipismo
Marlon Zanotelli também se classificou para a final (Foto: Luis Ruas/CBH)

No domingo, os 25 conjuntos farão uma primeira volta. Depois, os 15 melhores voltarão à pista para a segunda rodada de saltos, que definirá os medalhistas. Todas as rodadas são acumuladas e, assim, Mansur já começa em sétimo lugar, enquanto Zanotelli fica para trás.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Hipismo